
MORANDÉ ADVENTURE ANTIGUAS RAICES GARNACHA 2019
Experimento do enólogo-chefe da Morandé. Uma aventura deliciosa pelas antigas castas do Maule, em um vinho único e saboroso.
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadePablo Morandé foi o enólogo que criou e desenvolveu o renomado Don Melchor, um dos maiores rótulos chilenos. Até 1994 ele trabalhava na Concha y Toro. Dois anos depois, lançou no seu projeto pessoal, Viña Morandé, fundado em 1996.
Em apenas 16 anos o vinho recebeu o prêmio de Melhor Vinho Tinto do Chile e em 2021 a propriedade foi eleita Melhor Vinícola Chilena, ambos pelo Guia Descorchados.
Na linha Adventure, a equipe de enologia formada por Ricardo Baettig, Daniela Salinas, Cristián Carrasco e Jorge Martinez realiza um trabalho mais experimental, com a assinatura de cada profissional da adega. São vinhos mais lúdicos, feitos sem tantas regras pré-estabelecidas a seguir.
A aventura Atiguas Raices foi elaborada pelo próprio enólogo-chefe Baettig. É o resultado de uma combinação criativa que reflete o espírito de liberdade, inovação e experimentação. Uma mistura de uvas vermelhas e brancas do Mediterrâneo, generosamente adotadas no interior seco do Vale do Maule.
Para a composição da safra de 2019 foi usado um corte de 60% Garnacha, complementado por um blend de Syrah, Carignan, Marsanne e Roussane. MAcerado em contato com as peles durante 30 dias. O vinho estagiou 14 meses em barricas de carvalho francês de torra média, sendo 25% novas.
Seu bouquet exala aromas frutados, de fruta madura, com um lado de especiarias e tons herbáceos. Em boca repete as notas do nariz com uma acidez bem viva e taninos granulados.
Um vinho que combina com uma massa ao ragú de cordeiro ou de javali ou mesmo um cogumelo portobello recheado.
94 Pontos - James Suckling - Nariz brilhante e picante com muitas cerejas, romã e frutas silvestres. Flores, iodo, especiarias e minerais também. Tinto realmente brilhante e suculento com corpo médio e taninos firmes. Incrivelmente bebível. Uma mistura de garnacha (fermentada em tanques de carvalho), syrah co-fermentada com marsanne, carinena co-fermentada com marsanne, então todos os vinhos envelhecem em barricas de carvalho neutro por cerca de 14-16 meses. Mais generoso e acessível do que no passado, mas ainda super bebível. Esta é a antiga marca Mediterraneo da linha Adventure. Beba agora.
93 Pontos - Alykhan Karim - CEO - Sonoma Market
93 Pontos - Revista Adega
“Tinto composto a partir uvas Grenache, Syrah, Carignan, Marsanne e Roussane, advindas de um vinhedo em secano (sem irrigação) em Santa Elena, Loncomilla, com estágio de 14 meses em barricas de carvalho francês, sendo 25% novas. Esbanja frutas vermelhas, maduras no ponto certo, acompanhadas de notas florais, de ervas e de especiarias, que se confirmam no palato. Fluido, preciso e muito gostoso de beber, tem acidez vibrante, taninos tensos e de grãos finos e final persistente, com toques terrosos, de groselhas e de cerejas, que convidam a uma segunda taça. Álcool 14%.”
Quando Pablo Morandé fundou a Viña Morandé em 1996, fê-lo com uma grande visão de futuro e com a mesma audácia que o levou, anos antes, a ser a primeira pessoa a plantar vinhas no Vale de Casablanca.
Adotando esta visão pioneira, a vinícola criou logo a seguir uma gama de vinhos denominada “Aventuras”. Com o objetivo de destacar a diversidade desconhecida dos terroirs chilenos e chamar a atenção para as vinhas velhas plantadas nos vinhedos do Secano Interior das regiões de Maule e Itata.
Desde o início da Viña Morandé, os vinhedos velhos cultivados no Secano tiveram um significado especial. Por um lado, o Maule, e em particular a zona de Cauquenes, é a terra natal de Pablo Morandé. Por outro lado, a adega também desenvolveu ao longo dos anos um importante trabalho vitivinícola nos seus diferentes terroirs.
Também antecipou, em pelo menos duas décadas, a criação da VIGNO, a bem-sucedida Associação de Viñadores del Carignan, que tanto renome e prestígio trouxe ao vinho chileno em nível internacional e da a vinícola é um dos membros fundadores.
Há dez anos, Viña Morandé escolheu Ricardo Baettig como o enólogo que melhor personificava o pioneirismo de nossa vinícola. Com uma longa carreira vinícola no Chile e no exterior, Baettig recebeu em suas mãos o desafio de continuar liderando com sucesso uma equipe de profissionais totalmente comprometidos com a tarefa de projetar realizações e inovações para as próximas gerações.