HOUSE OF MORANDÉ 2019

Valle del Maipo, Chile
Valle del Maipo, Chile

HOUSE OF MORANDÉ 2019

98 Pontos + “Melhor Vinho do Chile” Descorchados 2022 para o deslumbrante “Grand Vin” da Viña Morandé, um projeto pessoal do icônico enólogo que criou e desenvolveu o renomado Don Melchor. Conheça!

Selos e premiações

  • AD 95
  • GD 98

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.50%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Carignan
  • Cabernet Franc
  • Cabernet Sauvignon
  • Syrah

Sobre o produto

Pablo Morandé foi o enólogo que criou e desenvolveu o renomado Don Melchor e até 1994 ele trabalhava na Concha y Toro.

House of Morandé foi o primeiro vinho que Pablo lançou no seu projeto pessoal, Viña Morandé, fundado em 1996.

Em apenas 16 anos o vinho recebeu o prêmio de Melhor Vinho Tinto do Chile e em 2021 a propriedade foi eleita Melhor Vinícola Chilena, ambos pelo Guia Descorchados.

Elaborado a partir de um blend de 79% Cabernet Sauvignon, 16% Cabernet Franc, 3% Carignan e 2% Syrah, estagiou por 18 meses em barricas de carvalho francês, sendo 50% novas. 2018 foi umas das melhores, senão a melhor, safra deste tinto.

Apresenta intensa cor vermelho-granada em taça e exala perfumes de frutas vermelhas como framboesa madura e cereja amarena, seguidas de notas de especiarias e uma torra bem delicada. Em boca é amplo, denso e encorpado. Mostra grande equilíbrio e complexidade, com uma estrutura de taninos bem finos e elegantes. O seu final é macio, tem finesse e é de longa persistência.

Harmonização: consumir preferencialmente com gastronomia de carnes vermelhas, ensopados, peças de caça e em geral um fogão lento.


98 Pontos - Guia Descorchados

“House of Morandé é o vinho emblemático de Morandé, é produzido desde 1997 e tem origem no vinhedo da vinícola em San Bernardo, no Vale do Maipo, no que pode ser considerado o setor intermediário ou entre serras. Este ano é 79% Cabernet Sauvignon, 16% Cabernet Franc, ambos de San Bernardo e plantados em 1997 (entraram no blend da Casa desde a safra 2001), mais 3% Cariñena e 2% Syrah da região de Loncomilla, ao sul , no Vale do Maule. À semelhança do anterior, este segue o mesmo caminho da frescura, dos frutos vermelhos, embora num vintage mais quente; a isso devemos acrescentar um corpo mais cremoso, uma sensação mais suculenta. Já o experimentámos com apenas um decant e o seu fruto e a sua força surpreenderam-nos, mas pusemos de lado para o voltar no dia seguinte, e é aí que se mostra realmente. Uma festa, é isso.”.

95 Pontos - Revista Adega

“Tinto composto a partir de 79% Cabernet Sauvignon, 16% Cabernet Franc, 3% Carignan e 2% Syrah, com estágio de 18 meses, sendo 12 em barricas francesas 50% novas e 6 meses em foudres de carvalho francês de 2 e 4 mil litros. No mesmo estilo fresco do consagrado 2018, mesmo em um ano considerado mais quente, como o 2019, porém com mais meio de boca e camadas de sabores. Mostra frutas vermelhas e negras maduras no ponto certo, acompanhadas de notas florais, de ervas e de especiarias doces, que aparecem tanto no nariz quanto no palato. Preciso e refinado, impressiona pelos taninos tensos e finos, pela acidez vibrante e pelo final persistente e fluido, com toques terrosos, mentolados, de alcaçuz e de grafite. Alia magistralmente concentração e finesse. Está muito bom agora e tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos 20 anos. Álcool 13,5%”.

História

Quando Pablo Morandé fundou a Viña Morandé em 1996, fê-lo com uma grande visão de futuro e com a mesma audácia que o levou, anos antes, a ser a primeira pessoa a plantar vinhas no Vale de Casablanca.

Adotando esta visão pioneira, a vinícola criou logo a seguir uma gama de vinhos denominada “Aventuras”. Com o objetivo de destacar a diversidade desconhecida dos terroirs chilenos e chamar a atenção para as vinhas velhas plantadas nos vinhedos do Secano Interior das regiões de Maule e Itata.

Desde o início da Viña Morandé, os vinhedos velhos cultivados no Secano tiveram um significado especial. Por um lado, o Maule, e em particular a zona de Cauquenes, é a terra natal de Pablo Morandé. Por outro lado, a adega também desenvolveu ao longo dos anos um importante trabalho vitivinícola nos seus diferentes terroirs.

Também antecipou, em pelo menos duas décadas, a criação da VIGNO, a bem-sucedida Associação de Viñadores del Carignan, que tanto renome e prestígio trouxe ao vinho chileno em nível internacional e da a vinícola é um dos membros fundadores.

Há dez anos, Viña Morandé escolheu Ricardo Baettig como o enólogo que melhor personificava o pioneirismo de nossa vinícola. Com uma longa carreira vinícola no Chile e no exterior, Baettig recebeu em suas mãos o desafio de continuar liderando com sucesso uma equipe de profissionais totalmente comprometidos com a tarefa de projetar realizações e inovações para as próximas gerações.

Whats App Message