PALLADINO BAROLO DOCG PARAFADA 2019

Piemonte, Itália
Piemonte, Itália

PALLADINO BAROLO DOCG PARAFADA 2019

Parafada, um Barolo Cru com 96 Pontos pela Decanter. Encantadora interpretação da bela safra de 2019 no Piemonte pela Palladino, entre os Top 20 Produtores de Barolo.

Selos e premiações

  • D 96
  • JS 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

180 min

Tempo de Barrica

24 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Nebbiolo

Sobre o produto

A pequena Palladino, vinícola familiar, está entre os Top 20 Produtores de Barolo pela revista norte-americana Forbes, destaque central na sua publicação de 2020 sobre os Barolos da Serralunga d’Alba.

Os Barolos da Serralunga estão entre os mais longevos e mais valiosos: aqui onde Giacomo Conterno faz seu Barolo Monfortino, o vinho mais famoso da Itália.

Ao longo da última década, tanto por conta do aquecimento global quanto da mudança de técnicas (uso de carvalho francês em pequenos formatos, junto com o carvalho eslavo tradicional da região), estes vinhos estão ficando cada vez mais interessantes e abertos enquanto jovens.

Palladino está na frente. A família vem elaborando vinhos aqui há quase 50 anos, possui algumas das melhores parcelas nos vinhedos Crus, Parafada, Gabutti e Ornato. Em 2019 a propriedade faz Barolos memoráveis e longevos.

O crítico Aldo Fiordelli, da revista inglesa Decanter, relata que a safra de 2019 foi quente em Piemonte. Apesar disso, produziu vinhos no estilo mais clássico da região, levando nota máxima pelo especialista.

Este Barolo é um belo retrato da sua safra e terroir. Foi elaborado com 100% Nebbiolo, do Cru Parafada, famoso vinhedo cujos solos de calcário oferecem estrutura aos vinhos, enquanto a geografia, situado ao sul da DOCG com ampla exposição solar, permite uma opulência de fruta.

De cultivo de baixa interferência humana e colheita manual, com passagem por foudre esloveno, receita tradicional de Barolo, com uma parte em barricas francesas de 500 litros, o resultado em 2019 foi a mais pura expressão do vinhedo e da Serralunga: trata-se de um vinho “austero”, nas palavras da publicação.

Aromático, com intensas notas florais de ameixa vermelha, framboesa, casca de laranja, alcatrão, cereja madura e suculenta, especiarias, ervas secas e um elegante toque mineral, em boca entra firme e suculento, dando uma primeira mostra de sua austeridade.

Em boca, entrega opulência combinada com frescor de fruta cítrica no final e taninos marcantes, austeros, muito bem integrados, com alcatrão, mentolado e bom volume,

além de refinadas notas de pedra partida e de casca de laranja com especiarias, com um final de boca longo e persistente. Exuberante!

Podendo já ser apreciado agora, este Barolo ainda não entrou em seu ápice! Recomendamos decantar por 120-180 minutos antes de degustar.

Para harmonizar, sugerimos carnes assadas ou grelhadas, de preferência de caça ou também queijos fortes e envelhecidos.


96 Pontos - Decanter Magazine

Se 2019 é uma safra austera e Serralunga é uma vila austera, Parafada traz ainda mais austeridade a este vinho. É um Barolo poderoso para a longa guarda, não indicado para iniciantes. Tonéis de carvalho francês e eslovenos são usados para envelhecimento após a fermentação malolática em concreto. Escuro na cor, possui aromas de raiz de alcaçuz contida, leveza folhosa, vivacidade de incenso e bergamota, e quase uma nota de alcatrão. Superclássico, está repleto de suculência no palato firme e austero, com acidez vívida e um final marcante, mas doce.

93 Pontos - James Suckling

Notas de ameixas vermelhas e framboesas com casca de nozes, casca de laranja seca e cedro. Amplo e suculento no paladar. Os taninos são firmes e aveludados, persistindo por muito tempo, emoldurando as frutas vermelhas e escuras no paladar. Final persistente e texturizado com notas de pedras trituradas e ervas secas. Experimente após 2026.

História

A vinícola Palladino nasceu em 1974, em Serralunga d’Alba, no coração da região do Langhe, naquela paisagem encantadora típica de uma antiga vila. Neste caso, dominado pelo Castelo de Serralunga, que se destaca elegantemente na paisagem envolvente juntamente com as famosas vinhas.

A propriedade foi comprada por Piero Palladino, nativo da região, que confiou a gestão da propriedade a seu primo e sócio Maurilio Palladino, que a administra há anos ao lado de sua esposa Domenica.

Hoje, a experiência de Maurilio e Domenica é combinada com o entusiasmo da nova geração: Veronica, Alessandro e Margherita, que trabalham ao lado dele na gestão da empresa, assim como Luca e Matteo, que se dedicam de forma inestimável no vinhedo e na adega.

Peso-pesado na região, a vinícola Palladino é considerada pela Forbes e também pela publicação inglesa Decanter como TOP 20 Produtores de Barolo.

A família Palladino trabalha em seu vinhedo de acordo com práticas milenares de operação manual, para que seja possível trazer vinhos saudáveis e de alta qualidade para a adega.

Hoje a vinícola conta com 11 hectares de vinhedos, cultivados com uvas autóctones, que situam-se em diferentes áreas. Em Serralunga encontramos os vinhedos San Bernardo, Ornato, Parafada, Serra e Gabutti.

Whats App Message