QUINTA DA COVELA ESCOLHA BRANCO 2016

Minho, Portugal
Minho, Portugal

QUINTA DA COVELA ESCOLHA BRANCO 2016

Belíssimo Branco orgânico da Região dos Vinhos Verdes, aclamado com 92 Pontos pela inglesa Decanter

Selos e premiações

  • organico
  • AD 92
  • RP 90

Harmonize com

  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves
  • Frutos do marFrutos do mar

Avise-me

Teor Alcoólico

13.50%

Temperatura

12.00 °C

Uva/Corte

  • Arinto
  • Chardonnay

Sobre o produto

Num Anfiteatro Natural com Exposição Sul nas Encostas do Rio Douro, situado na fronteira entre a Zona Granítica da Região dos Vinhos Verdes e a região de Xisto Dos Vinhos do Porto, situa-se, desde o século XVI, a Quinta de Covela.

Os Vinhos da Quinta, são fruto de uma enologia precisa mas pouco interventiva, privilegiando o terroir, a finesse e as características intrínsecas das cada casta.

O Covela escolha Branco, leva um blend de avesso, Chardonnay, Arinto e Gewürztraminer, sem passagem por madeira. De cor citrina brilhante, expressa aromas florais com notas de frutas tropicais, mas com uma complexidade interessante, graças aos sinais de mineralidade granítica da região.

Ao palato, é seco e exibe uma acidez bem equilibrada. Apesar de fresco e levemente cítrico, este vinho tem notas de pêssego, damasco e nuances minerais, além de uma linda cremosidade e um final longo e elegante, cheio de personalidade. Encorpado e sedoso, é ótimo para acompanhar entradas variadas, mas revela-se na totalidade quando combinado com pratos de peixe e marisco.

92 Pontos - Revista Adega

Muito bem feito no estilo mais opulento e de maior madurez de fruta, com acidez refrescante e taninos de ótima textura, que conferem fluidez ao vinho e equilíbrio ao conjunto. Tem final cheio e persistente, com toques salinos e de frutos secos. Para as carnes de porco grelhadas.

90 Pontos - Robert Parker

O Branco Escolha Quinta de Covela 2016 é sem carvalho, seco (5,3 gramas de acidez total e menos de 1,5 de açúcar residual) e apresenta 13,2% de álcool. É uma mistura 60/40 de Avesso e Chardonnay. Isso é um pouco mais neutro do que algumas das ofertas da vinícola – graças ao Chardonnay, suponho – mas lida bem com a madeira e tem uma bela estrutura. Apresentando razoável concentração e comportamento gastronômico ao invés de muita personalidade, termina bem e mostra bastante frescura. Está bem feito.

História

Datada do Século XVI, a Quinta de Covela Covela foi formada pelas ruínas de uma casa renascentista. Os lagares e a capela são originais e testemunham a importância histórica desta quinta.

Em 2011, Marcelo Lima, empresário brasileiro, e Tony Smith, ex-jornalista e correspondente, se juntaram para comprar a Quinta de Covela, concretizando um sonho para ambos.

Hoje, a Lima & Smith explora na região dos Vinhos Verdes a Quinta de Covela, através da produção biológica certificada, em uma área que é o berço da casta Avesso, reconhecida pela qualidade dos seus brancos e rosés.

Whats App Message