RIBEIRO SANTO ENCRUZADO BRANCO DÃO 2022
Este belíssimo exemplar é prova da majestade da casta Encruzado no terroir do Dão. Excepcional!
Selos e premiações
- AD 92
Harmonize com
- Vegetarianos
- Frutos do mar
- Queijos
Teor Alcoólico
13.00%Temperatura
10.00 °CUva/Corte
- Encruzado
Sobre o produto
Esse branco do Dão foi uma verdadeira estrela em nossa degustação!
Com uma deliciosa acidez e uma complexidade de aromas e cremosidade, surpreende pela sua destacada qualidade.
As vinhas crescem em solos predominantemente graníticos, e todas as uvas são colhidas manualmente. Trata-se de um excelente tinto do Dão para a sua faixa de preço, saboroso, distinto e com muito caráter!
Em taça, apresenta uma cor amarelo palha, com aromas cítricos de frutas brancas como melão e pera, que se combinam com notas de ervas frescas e favas de baunilha, muito complexo e adorável.
No paladar, estreia com uma excelente acidez e vai para um dulçor natural que lembra o mel de Acácia. Pelo breve estágio em barris de carvalho francês, aporta uma textura característica dos grandes vinhos de qualidade. Um grande vinho!
Pode ser harmonizado muito bem com pratos de frutos do mar, camarões grelhados, carpaccio de vieiras e com queijos suaves.
92 Pontos - Revista Adega
Branco elaborado exclusivamente a partir de uvas Encruzado, com fermentação (sem adição de leveduras exógenas) e posterior estágio de 4 meses em barricas de carvalho francês de 500 litros. Chama atenção pela vibrante acidez e pela textura firme e cremosa, que envolvem suas frutas brancas e de caroço maduras, conferindo fluidez ao vinho. Cativante, tem final cheio e persistente, com toques cítricos, amanteigados, de pêssegos, de especiarias doces e de frutos secos.
História
A Wine Magnum nasceu da união de 3 grandes enólogos portugueses: Carlos Rodrigues, Lúcia Freitas e Carlos Lucas, sendo que este último foi reconhecido como 'Enólogo do Ano' pela Revista de Vinhos de Portugal em 2008, ele aprimora suas habilidades na enologia da D.O.C. Dão, uma das regiões vinícolas mais antigas do país, demarcada em 1908.
A relação entre Carlos e a vinícola é tão profunda que é difícil separá-los; eles são essenciais um para o outro. As vinhas da região do Dão são circundadas por pinhais, onde durante a floração, o pólen transportado pelo vento contribui para os aromas distintos dos vinhos da região.
A combinação da experiência, conhecimentos e irreverência destes 3 enólogos é a base deste projeto, com raízes na região do Dão, mas que passa também pela produção de vinhos nas Regiões do Douro e do Alentejo.
O objetivo deles é mostrar o melhor de cada uma destas regiões, através de vinhos que respeitam o terroir, a tradição e as castas portuguesas. Cada garrafa elaborada por eles conta uma história, cada vinho reflete sua paixão, seu trabalho, emoções e dedicação.