ROQUETTE & CAZES DOURO TINTO 2019

Douro, Portugal
Douro, Portugal

ROQUETTE & CAZES DOURO TINTO 2019

Um grande encontro entre o melhor do Douro com o melhor de Bordeaux: Quinta do Crasto e Château Lynch-Bages!

Selos e premiações

  • AD 93
  • RP 92
  • WE 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Touriga Franca
  • Tinta Roriz
  • Touriga Nacional

Sobre o produto

Os vinhos Roquette & Cazes combinam a finesse de um Grand Cru de Bordeaux com a força e intensidade do Vale do Douro. As vinhas são cultivadas de forma sustentável e o vinho produzido conjuntamente pelas equipes dos enólogos Daniel Llose (Château Lynch-Bages) e Manuel Lobo (Quinta do Crasto).

“O objetivo é fazer um grande vinho com as uvas do Douro, que mostre estrutura e complexidade, que possua o poder e o sol de Portugal conjugados com a elegância de Bordeaux”, afirma Jean-Michel Cazes proprietário do Lynch-Bages Grand Cru. Amadurecido por 18 meses em barricas de carvalho (as mesmas usadas no Château em Bordeaux, com carvalho da floresta de Limousin, feitos pela Taransaud, tanoaria centenária), revela muita finesse e elegância.

Em taça exibe uma coloração azul naval, com tons violáceos. O nariz apresenta uva-passa e ameixa salgada, tons de violeta e um leve brett.

Em boca, traz um bom núcleo de fruta lindo, com bastante opulência de fruta preta densa e também picância. Salino, de acidez excelente, é macio e com taninos muito envolventes, que conferem corpo e o volume de álcool bem integrado.

Um dos melhores Cazes já feitos.

Harmoniza bem com carré de cordeiro com polenta mole ou risoto ao funghi com queijo pecorino.

93 Pontos - Wine Enthusiast

Fruto de uma joint venture entre a família Roquette da Quinta do Crasto no Douro e a família Cazes, proprietária do Château Lynch-Bages em Bordéus, este vinho tem como base a fruta do Douro. É um vinho escuro, preto, dominado pela poderosa Touriga Nacional. Precisa de muitos anos, então beba a partir de 2026.

93 Pontos - Revista Adega

Tinto composto a partir de 60% Touriga Nacional, 25% Touriga Franca, 15% Tinta Roriz, com estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês. Sedutor nos aromas e cativante nos sabores, ainda está jovem, mas já mostra notas de violetas, de ervas e de especiarias doces envolvendo sua fruta vermelha e negra de perfil mais fresco. Impressiona pelos taninos firmes e finos e pela precisão e fluidez, com sua ótima acidez ditando as regras. Tem final persistente, austero e tenso, com toques de ameixas, de alcaçuz e de grafite. Álcool 14.5%.

92 Pontos - Robert Parker

O Tinto 2019, o tinto da quinta com apenas “Roquette & Cazes” no rótulo, é um blend de 60% Touriga Nacional, 25% Tinta Roriz e 15% Touriga Franca, envelhecido cerca de 18 meses em 65% carvalho francês novo. Ele chega com 14,8% de álcool. É proveniente principalmente da Quinta do Meco e de vinhas mais velhas do Douro Superior. Este ano apresenta-se impecavelmente equilibrado e surpreendentemente fresco, ao mesmo tempo que exibe a sua fina fruta. Ele também lida bem com a madeira. Acima de tudo, tem um gosto ótimo. Tem força para envelhecer bem, mas não hesite em mergulhar agora ou também nos próximos anos. Foram produzidas 85 mil garrafas, além de alguns outros formatos.

História

O projeto Roquette & Cazes é acima de tudo um encontro de dois amigos: Jorge Roquette da Quinta do Crasto e Jean-Michel Cazes do Château Lynch-Bages.

Em 2002, as duas famílias decidiram criar uma empresa para produzir grandes vinhos que fossem marcados pelas características naturais do Douro e pela experiência dos Cazes que fazem vinhos em Bordeaux há cerca de um século.

O Xisto – Roquette & Cazes, é engarrafado apenas em anos em que a fruta se revela de qualidade excecional e em quantidades limitadas. A ideia é elevar o seu patamar, tornando-o um verdadeiro ícone do vale do Douro.

Whats App Message