SANTA RITA CASA REAL MAIPO 2018

Maipo, Chile
Maipo, Chile

SANTA RITA CASA REAL MAIPO 2018

Este vinho icônico é o resultado de uma combinação perfeita: o terroir excepcional do Alto Jahuel, a nobreza do Cabernet Sauvignon e uma grande experiência enológica, permitindo que seja um ícone da viticultura chilena.

Selos e premiações

  • D 94
  • GD 98
  • JS 94
  • TA 91
  • V 95
  • WE 94
  • WS 95
  • WS 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes

Avise-me

Teor Alcoólico

14.30%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Sauvignon

Sobre o produto

O vinho tinto Casa Real Reserva Especial teve sua origem no antigo vinhedo de Carneros Viejos, que foi plantado em meados da década de 1970, dedicado ao plantio de Cabernet Sauvignon.


Ao longo das décadas a vinícola vem selecionando as melhores vinhas com base na qualidade de seus frutos, procurando sempre obter equilíbrio e baixos rendimentos para proteger a sua essência. O vinhedo foi dividido em pequenas parcelas, cada uma das quais apresenta características únicas que são essenciais para o vinho engarrafado.


As uvas são colhidas manualmente no ponto ideal de maturação e a fermentação alcoólica é realizada em tanques de aço inox e concreto, sob temperatura controlada de 24°C a 26°C, com remontagens e trasfegas diárias. Segue-se um período de cinco a sete dias de maceração pós-fermentativa em contato com as cascas. O vinho envelhece em barris de carvalho francês, sendo 70% novos e 30% de segundo uso, por um período de dezoito meses.


De coloração rubi profunda, revela um bouquet aromático intenso, onde destacam-se aromas de frutas vermelhas, como cereja e groselha, notas herbáceas, nuances de especiarias e um toque de grafite.


É um tinto estruturado, elegante e vibrante. Em boca, conta com taninos maduros e um final persistente. Esse é um rótulo com um excelente potencial de guarda, podendo envelhecer na garrafa ao longo da próxima década.


98 Pontos - Guia Descorchados 2021 - “Casa Real Reserva Especial é uma combinação dos vinhedos mais antigos que Santa Rita plantou nos terraços aluviais de sua propriedade em Alto Jahuel, no Alto Maipo - Carneros, plantado no início dos anos 1970, e Pobalación, no início dos anos 1980, ambos com rendimentos muito baixos. Envelhecido por 18 meses em barricas (70% de carvalho novo), este é um clássico chileno. Sofreu grandes alterações desde a colheita de 2017, no entanto, tanto na data da colheita (mais cedo) como na extração (agora mais suave), o que resultou numa ligeira mudança de estilo para frutos mais vermelhos e um corpo mais delicado. Neste 2018, a força dos taninos está contida e polida, envolvida por uma camada de frutos vermelhos e notas herbais típicas da zona. Este vinho ainda precisa de cinco anos para começar a mostrar o seu verdadeiro potencial”.


95 Pontos - Wine Spectator - “Grande e rico, com uma mistura untuosa de sabores de ameixa escura, cereja, alcatrão e amora que são sustentados por taninos suaves e acidez. Palato intermediário puro e mineral, com um final longo preenchido com cremosidade e toques de cardamomo e cravo.”.


95 Pontos - Vinous - “O Cabernet Sauvignon Casa Real 2018 é feito com uvas de vinhedos plantados em Jahuel, Maipo, na década de 1970, e passou 18 meses em 83% de novos barris franceses. Clássico em todos os sentidos, o perfil aromático complexo e detalhado melhora a cada camada e inclui groselha preta, ervas, grafite, pimenta assada, pétala de rosa e notas de especiarias sobre uma cama de cedro. Na boca é cheio, suculento, extractivo - até 15% é sumo prensado - com taninos elegantes e de grão fino. Expressivo com um sabor persistente, esta é a própria definição de um Cabernet do Maipo”.


94 Pontos - James Suckling - “Aromas de amora, groselha preta, cravo, pimenta e folha de tabaco. É de corpo médio a encorpado com taninos redondos e bem integrados. Tão suave e cremoso com especiarias polidas e notas de chocolate para fechar. Dois a três anos para afinar, mas já é muito atraente.”


94 Pontos - Wine & Spirits - “Sebastián Labbé elabora este vinho a partir de um lote de vinhas cabernet de 50 anos na encosta de uma colina na propriedade Santa Rita em Alto Jahuel. Seu 2018 é uma colméia de energia, uma onda de sabor em frutas vermelhas brilhantes, sálvia, jasmim e rosa. Nos últimos anos, alguns dos melhores vinhos do Chile encontraram um mercado ávido na China, e este parece particularmente apropriado para os sabores que podem encontrar lá, desde a riqueza escura de hoisin em carne de porco vermelha até o esmalte em uma pele crocante Pato de Pequim”.


94 Pontos - Wine Enthusiast - “Um nariz suave e atraente é ancorado por aromas de ameixa e cassis. O paladar deste cabernet chileno de referência é elétrico e impulsionado por taninos firmes, mas flexíveis, e acidez brilhante. Os sabores de ameixa, cassis e cereja são sonhadores, enquanto a energia desperta ressurge em um final vigoroso”.


94 Pontos - Decanter - “Esta é uma nova expressão surpreendente para um dos vinhos mais celebrados do Chile. Elaborado por Sebastián Labbé, o excelente vintage 2018 combina aromas de groselha, alcaçuz, cerejas, amoras e groselhas com notas de terra e minerais e excelente frescor e elegância, enquanto o envelhecimento preciso confere uma textura sedosa como um contraponto gratificante. Oferece excelente potencial de guarda”.


94 Pontos - Tim Atkin


História

A história da Viña Santa Rita teve início em 1880, quando Domingo Fernández Concha abriu as portas da vinícola pela primeira vez em Alto Jahuel, nas proximidades de Santiago, capital do Chile. Até hoje, a sede da vinícola está situada no prédio histórico de sua fundação.


Um século depois, a vinícola saiu das mãos da família e foi vendida a um grupo maior, que foi responsável pela introdução de novas tecnologias na adega. Apesar desse movimento ter melhorado a reputação de seus vinhos, que se tornavam cada vez mais prestigiados, a grande expansão da vinícola viria quase dez anos depois, em 1988, com a aquisição de outras prestigiadas vinícolas, como Viña Carmen Doña Paula e Terra Andina; e da expansão dos vinhedos para os Vales do Maipo, Rapel, Lontué, Casablanca e Apalta.


Hoje, Santa Rita é um dos maiores grupos vinícolas da América do Sul e do mundo. Possui escritórios em Londres e nos Estados Unidos e é recordista em exportações - seus vinhos estão, de fato, em todas as partes do mundo. O portfólio da vinícola vai desde vinhos de entrada, como a linha Reserva, até vinhos premium, como Casa Real.


Whats App Message