SEGHESIO BAROLO CASTELLETTO LA VILLA DOCG 2015

Piemonte, Itália
Piemonte, Itália

SEGHESIO BAROLO CASTELLETTO LA VILLA DOCG 2015

Cru de Barolo originado de vinhas velhas e fruto de produção familiar e artesanal, em Monforte d’ALba. O vinho é lindo e faz entrega imediata, apesar de ainda ser jovem para um Barolo. 94 Pontos pela Wine Spectator! Fabuloso!

Selos e premiações

  • JS 93
  • WS 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

30 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Nebbiolo

Sobre o produto

A Nebbiolo que deu origem a este vinho foi colhida de uma parte mais antiga do vinhedo da família Seghesio (com vinhas de 40 a 60 anos de idade) na comuna Monforte d’Alba, em meio ao Cru de Castelletto, com calcário predominante e exposição sudeste.

O baixo rendimento das vinhas velhas garantem a alta concentração de aromas, sabores, corpo e taninos - e essa teoria é o que se vê na prática aqui. O vinho também estagiou por 12 meses em barricas de carvalho francês e mais 12-18 meses em grandes tonéis de carvalho, ganhando ainda mais complexidade e concentração.

Do granada à taça, despontam reflexos alaranjados típicos de Barolo. Seu nariz é complexo e vai se abrindo em camadas sedutoras: rosa, alcaçuz, geleia, menta, balsâmico, trufa, café, leve sous bois… Tudo ao redor das cerejas suculentas que brilham ao centro.

As cerejas também dominam o paladar, que tem corpo médio para encorpado, acidez potente e taninos polidos e sedosos. Apesar de ter boa estrutura para o envelhecimento, faz entrega imediata simplesmente perfeita e apresenta boa complexidade já em sua juventude.

Quer apreciar um grande Barolo sem esperar por uma década ou mais?

Aposte neste sem pensar duas vezes! A experiência ficará ainda melhor ao lado de um pernil de javali assado, carré de cordeiro ou queijo maturado.

94 Pontos - Wine Spectator - “Maduro e suculento, oferece sabores macerados de cereja, groselha, framboesa, marga e eucalipto. Firme, com um elemento de tabaco emergindo no final longo. Parece quase acessível agora, até que os taninos empoeirados apareçam. Melhor de 2022 a 2042”.

93 pontos - James Suckling - “Morangos leves e brilhantes e gentil picante, assim como perfume de rosa delicado. O palato entrega bom corpo, fruta suculenta com taninos maduros trazendo sabor de cereja vermelha pura, feito de modo jovem. Beba a partir de 2022”.

História

Entre os proprietários da Seghesio, todos representantes da mesma família, o nascimento da vinícola aconteceu em 1988, quando Aldo e Riccardo levaram ao mercado a primeira garrafa de seu Barolo. Hoje, os sobrinhos de Riccardo, Michela, Sandro e Marco, se uniram a ele. Juntos, cuidam de todos os aspectos do trabalho: na vinha, da poda à colheita, na adega, da vinificação à venda, no escritório, da administração ao marketing.

Seghesio é uma típica vinícola do Langhe: gestão familiar, pequeno porte e forte apego às raízes. Possui apenas 10 hectares de vinhedos em Monforte d’Alba, na encosta leste, com vista para a colina de Serralunga. Deste terroir privilegiado nascem um Dolcetto d’Alba, um Barbera d’Alba, um Langhe Nebbiolo e duas versões de Barolo di Castelletto: o elegante “Classico” e o poderoso “La Villa”.

Whats App Message