OLIVI LE BUCHE TEMPORE TOSCANA IGT 2010

Toscana, Itália
Toscana, Itália

OLIVI LE BUCHE TEMPORE TOSCANA IGT 2010

Grande oportunidade de provar um Supertoscano envelhecido sem ter que guardar por longos períodos na adega. Está pronto, só abrir!

Selos e premiações

  • AK 92

Harmonize com

  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

20 min

Tempo de Barrica

15 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc
  • Cabernet Sauvignon
  • Merlot

Sobre o produto

Foi em plena região de Siena que nasceu este Supertoscano feito a partir do corte de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot.

Para os amantes dos grandes vinhos Toscanos, ou para quem procura comprar os grandes Bordeaux para guardar na adega, este vinho é um "precisa-provar." O vinho, com seus 13 anos, exibe excelente vitalidade e complexidade. Ótima oportunidade de provar um vinho envelhecido e entrando em seu auge.

Seu nariz é complexo e se abre em camadas. Primeiro, as frutas: licor de cereja, tâmara, marmelada e geleia de frutas vermelhas, também um lado mais salgado, de azeitona negra, traços salinos, um leve terroso. Com passar do tempo na taça sentimos também canela, café, madeira, couro, fumaça e tabaco vão se abrindo com o tempo e se intercalando.

O paladar está equilibrado, macio e sedoso. Fruta preta, azeitonas negras, uma certa picância, de pimenta preta, percebemos tudo isso e mais. Tem corpo médio para encorpado, taninos aveludados e polidos pelo tempo, acidez deliciosa e um sabor intenso de frutas vermelhas maduras, com especiarias. Espetacular!

Um vinho que remete um Bordeaux e R$400. Apesar dos 13 anos, ainda tem bastante vida para frente, vai seguir evoluindo com sucesso por mais 10 anos, pode deixar umas garrafas na adega sem medo.

Fica ainda melhor ao lado de pato ao vinho, risoto de boeuf bourguignon ou presunto cru.

92 Pontos - Alykhan Karim - CEO Sonoma Market

História

Nascida no ano 2000 em Sarteano, no coração das colinas de Siena na bela Toscana, a vinícola Olivi Le Buche busca fazer jus ao terroir da antiga região da Etrúria. Terra de grandes vinhos medievais, é cercada por natureza que inspira pinturas bucólicas clássicas italianas.

É neste cenário no sudeste toscano que Giuseppe Olivi e seu filho Riccardo, amantes dos vinhos toscanos, cultivam videiras nativas como Sangiovese, Malvasia, Verdicchio, Trebbiano e a variedade autóctone da região, Pugnitello. Em suas fileiras, também estão castas internacionais de Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Sauvignon Blanc, Syrah e Viognier.

Todas elas são cultivadas com rigor e respeito ao ecossistema em vinhas de alta densidade que se espalham por 27 hectares. Na propriedade, ainda há espaço para uma relevante produção do azeite extra virgem D.O.P. La Sovana/Le Buche. Com uma equipe altamente técnica, a Olivi Le Buche reivindica um terroir de enorme lastro histórico na produção vitivinícola, com registros em mapas antigos que remontam a 1826. Além da família Olivi, desde 2006 passou a envolver os sócios Bernadette e Eric Doyle Higghins (este último já falecido).

Na adega, após a vinificação, cada vinho é envelhecido de acordo com o tipo, perseguindo o "casamento perfeito" entre madeira e casta. O resultado é dado por rótulos que respondem a nomes como Zelìa, Orhora, Memento, Primàio, I Puri e Tempore. Uma vez em visita pela vinícola, aproveite a recepção calorosa dos Olivi para fazer degustações guiadas e até mesmo se hospedar neste charmoso recanto da Toscana.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message