VARVAGLIONE PAPALE PRIMITIVO DI MANDURIA LINEA ORO DOP 2017
Potente e complexo Primitivo di Manduria, elaborado pela centenária Varvaglione. Um achado!
Selos e premiações
- JS 91
- WE 90
Harmonize com
- Carnes
- Massas
- Queijos
Teor Alcoólico
14.50%Temperatura
16.00 °CUva/Corte
- Primitivo
Sobre o produto
A vinícola Varvaglione 1921 está localizada em Puglia, nos portões de Salento, no coração dos territórios, cujo nome antigo era Magna Grécia, onde há 2500 anos os gregos produziam vinhos de qualidade em uma área favorecida pelas condições climáticas ideais da região e pela brisa jônica suave que acaricia as vinhas com vista para o Golfo de Taranto.
A mais famosa das castas de Puglia, a Primitivo, é conhecida desde os tempos medievais e é encontrada em toda a província de Taranto, em particular na região de Manduria, de denominação DOCG.
Seu nome se deve ao fato de amadurecer antes de todos os outros tipos de uvas tintas da região, pois acumulam mais açúcar no início da temporada, resultando em vinhos de rendimento generoso, saborosos e cheios de fruta, como este Varvaglione Papale Oro.
Um vinho bem elaborado, com uvas colhidas cuidadosamente à mão, e envelhecido em barrica de carvalho francês e americano por dez meses.
Em taça, reluz a cor vermelha intensa. No nariz, aromas de frutas negras com toque de especiarias e pimenta preta.
Em boca, sabor redondo e macio com graduações de chocolates diversos e grãos de café expresso ou mesmo mocha. Traz nuances de uva passa com um toque de caramelo e uma sutileza cítrica de laranja.
A ótima acidez entrega uma certa leveza a este potente e impactante vinho, que identifica bem o seu terroir através de sua importante estrutura, respeitando no entanto, a elegância que o distingue.
Harmoniza perfeitamente com um belo corte de carne vermelha ou um cremoso risoto ao funghi.
91 Pontos - James Suckling - “Amoras, framboesas, frutas cítricas e notas de alcatrão criam um nariz fresco neste contexto. O paladar é apenas de corpo médio e suporta acidez brilhante e taninos densos e ágeis. Beba agora ou espere”.
90 Pontos - Wine Enthusiast - “Tons densos de frutos silvestres encontram uma rica ameixa preta e uma dose inebriante de especiarias quentes e tostadas neste tinto encorpado. Apesar de toda essa profundidade, há muita acidez fresca e taninos suaves e de suporte para dar um amplo impulso. Persiste por muito tempo no final em um tom de frutas silvestres picantes”.
História
A Varvaglione Vigne e Vini 1921 é uma das vinícolas mais antigas do sul da Itália. Hoje, Cosimo e Maria Teresa Varvaglione, juntamente com seus três filhos, dão vida à vinícola, sendo a terceira geração de experiência, tradição e inovação no cenário de Salento, em Puglia.
A vinícola possui 150 hectares dedicados ao cultivo de suas uvas; além disso, conta com a colaboração de produtores de uva locais afiliados que trabalham com eles há mais de 30 anos.
Em 2011, comemoraram seu 90º aniversário com o lançamento de um Primitivo cuvée especial chamado “Papale Oro”.
“Papale” vem do Papa Benedetto XII, que em 1700 possuía um pequeno pedaço de terra perto da cidade de Manduria, conhecida como Contrada Papale, onde cultivou uvas e produziu vinhos Primitivo.
No rótulo frontal, a vinícola traz um artigo retirado do jornal Nápoles que narra as celebrações da nomeação do papa apuliense Bento XIII, em 29 de maio de 1724.
A marca Varvaglione 1921 é reconhecida no mercado nacional e internacional e reconhecida por uma prestigiada lista de vinhos que receberam inúmeras premiações.