ROTHSCHILD CONCHA & TORO "ALMAVIVA" 2020

Puente Alto, Chile
Puente Alto, Chile

ROTHSCHILD CONCHA & TORO "ALMAVIVA" 2020

Almaviva 2020 é um vinho extraordinariamente gracioso e sedoso, fiel aos seus antecessores em estilo e precisão.

Selos e premiações

  • GD 97
  • JS 97
  • TA 97

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas

Avise-me

Teor Alcoólico

15.00%

Descanso

180 min

Tempo de Barrica

16 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Carménère
  • Cabernet Franc
  • Cabernet Sauvignon

Sobre o produto

A elaboração do Almaviva acontece numa moderna adega, assinada pelo renomado arquiteto chileno Martin Hurtado e inaugurada em 2000. Desenvolvido por dois aclamados nomes do mundo do vinho, a francesa Baron Philippe de Rothschild com a chilena Viña Concha y Toro, este nobre tinto é o resultado de uma busca incessante pela excelência.

Os cachos de uvas utilizados na produção são colhidos em pequenas caixas de 10 quilos e selecionados manualmente. Por gravidade, são transportados para os tanques de vinificação de aço inoxidável, onde é realizada maceração, seguida de fermentação alcoólica.

O vinho segue para estágio em barricas novas de carvalho francês por cerca de 10 meses e, sem seguida, passa mais 6 a 8 meses em barricas de segundo uso.

Pontuado pelos mais aclamados críticos do mundo do vinho, um dos rótulos ícones do Chile, o Almaviva, apresenta a sua safra 2020, marcada pela elegância.

No nariz oferece notas delicadas de frutas vermelhas e pretas maduras, como ameixa, framboesa, cereja, groselha, ervas, especiarias. Tem também aromas de chocolate, toffee, café e defumado, proveniente do seu estágio em barricas.

Em boca se mostra bastante elegante e complexo. Redondo e fresco, as frutas vermelhas e pretas se mantêm presentes, com um final de boca com sabor de baunilha e um leve apimentado. Um vinho muito equilibrado, intenso, de boa acidez e taninos marcantes. Recomendamos decantar por 3 horas antes de apreciá-lo ou deixar na adega por 5 anos.

Vai bem com risoto de funghi ou medalhão de filé mignon com batatas ao murro.

97 Pontos - Descorchados - “Esta é uma excelente safra e talvez mais suculenta que a de 2018 (uma das grandes safras da história deste clássico). Tem um pouco mais de gordura – o calor do ano se mostra nesse aspecto mais amplo – mas a fruta está perfeitamente madura e suculenta e deliciosa em sua expressão de lugar, deixando espaço para as notas herbais e mentoladas tão típicas dos cabernets do Alto Maipo.”

97 Pontos - Tim Atkin

97 Pontos - James Suckling - "Um tinto muito refinado e polido com groselhas e notas de cedro, chocolate e avelãs. Sutil e fino. Corpo médio a encorpado, cremoso e bem texturizado. Amigável e carinhoso. Fechando. 68% Cabernet Sauvignon, 23% Carménère, 5% Cabernet Franc, 3% Petit Verdot e 1% Merlot. Beba agora ou espere. Vai envelhecer bem."

História

Em 1997, a baronesa Philippine de Rothschild, presidente do grupo Baron Philippe de Rothschild SA, e Don Eduardo Guilisasti Tagle, presidente da Viña Concha Y Toro. Ambos fecharam um acordo de parceria para criar um vinho premium franco-chileno excepcional. Resultado: Almaviva.

Produzido sob supervisão técnica dos enólogos da Rothschild, segue o conceito Grand Cru de Bordeaux: produzido de vinhedo único e engarrafado dentro da propriedade.

Apesar de soar hispânico, Almaviva pertence à literatura francesa: Conde Almaviva é o herói de As Bodas de Fígaro, transformado em ópera do genial Mozart.

Whats App Message