VIÑA VIK TINTO 2017
Estruturado e elegante, um tinto ícone do Chile, que recebeu 97 pontos de Suckling!
Selos e premiações
- GD 96
- JS 97
- WE 94
- WS 95
Harmonize com
- Carnes
- Queijos
Teor Alcoólico
14.00%Descanso
90 minTemperatura
18.00 °CUva/Corte
- Cabernet Franc
- Cabernet Sauvignon
Sobre o produto
Vik é um ícone do Chile! Um blend tinto que expressa o estado da arte da Viña Vik, combinando terroir e alta tecnologia.
A safra 2017 foi uma safra difícil de um ano quente em Millahue, com variações do blend para se adequar ao clima. O corte que o compõe é simples e vai direto ao ponto: 78% de Cabernet Sauvignon e 22% de Cabernet Franc, que evoluiu por longos 23 meses em barricas novas de carvalho francês, com redução de 10% do volume para preservar melhor o frescor, ganhando complexidade e longevidade enquanto mantém o perfil de leveza.
De cor vermelho rubi, seduz através de intensos aromas de frutas vermelhas maduras, como morangos e framboesa, seguidas de frutas pretas e toques de café torrado e especiarias, com um fundinho herbáceo.
Em boca é complexo, bem estruturado, com notas de tosta e chocolate amargo, além de frutas vermelhas. Sua acidez abundante é equilibrada por taninos ultrafinos, que indicam belíssima profundidade e elegância.
Ainda muito jovem, este vinho seguirá evoluindo na guarda ao longo da próxima década. Para apreciá-lo agora, recomendamos deixar no decanter por 60-90 minutos.
Perfeito para harmonizar com bife de ancho com legumes, filé mignon ao molho madeira com batatas rústicas e também um cremoso risoto de cogumelos.
97 Pontos - James Suckling - “Extremamente perfumado com maravilhosas amoras, mirtilos e notas de chocolate, especiarias e torradas. Encorpado, muito brilhante e concentrado com belos taninos saborosos e um final persistente e intenso. Taninos muito finos. Em camadas. Millefeuille de taninos. Potabilidade saborosa. lançamento 2021. Beba depois de 2022.”
96 Pontos - Guia Descorchados - “Esta é a segunda versão do VIK inteiramente da responsabilidade do enólogo Cristián Vallejo. O seu trabalho tem-se centrado na redução da percentagem de carvalho novo (este ano tem menos 10% do que em 2016) e em dar mais frescura aos vinhos. Ainda assim, este blend de 78% Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc apresenta bom frescor em suas frutas vermelhas maduras e um corpo generoso rico em tons de especiarias e ervas, sabores profundos e textura firme e tensa. Ainda é um vinho muito jovem, mas já é evidente que o trabalho de Vallejo valeu a pena. Este vinho tem uma longa vida pela frente na garrafa.”
95 Pontos - Wine Spectator - “Grande e rico, com toques de especiarias culinárias nos sabores concentrados de cereja escura, torta de ameixa e pimenta da Jamaica. Oferece uma cremosidade untuosa aos toques de mocha no meio do palato, com um final longo repleto de riqueza saborosa. Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. Beba agora até 2026.”
94 Pontos - Wine Enthusiast - “Um nariz muito atraente oferece aromas de cereja doce, amora e ameixa combinados com notas de cardamomo e páprica. Esta mistura bem elaborada e encorpada do Vale do Cachapoal oferece sabores ricos de cereja, ameixa e pimenta. Os taninos envolventes adicionam uma textura agradável ao paladar, enquanto a acidez viva o mantém bem equilibrado e energizado, levando a um final longo e saboroso. Tem bom potencial de envelhecimento.”
História
VIK é uma vinícola holística (filosofia que implica na forma de ver, conhecer e se relacionar com o mundo) ultramoderna e um hotel boutique localizado em Millahue, Chile.
Foi idealizada há pouco mais de uma década pelo casal de noruegueses Alex e Carrie Vik, visando integrar ciência, tecnologia e conhecimento.
Para atingir esse objetivo e encontrar o melhor terroir, eles reuniram uma equipe de enólogos, climatologistas, geólogos, viticultores e engenheiros agrônomos para realizar uma pesquisa na América do Sul.
O local escolhido foi Millahue, chamado pelos mapuches (indígenas chilenos) de “Lugar do Ouro”.
A contratação do enólogo Patrick Valette, que esteve anos à frente do Château Pavie, Saint-Émilion Premier Grand Cru Classé, agregou ainda mais valor à produção da vinícola, proporcionando a complexidade desejada para elaborar os melhores vinhos da América do Sul.
Além disso, a vinícola tem uma pegada de carbono negativa, pois suas vinhas estão cercadas por 2 mil hectares de floresta nativa.