VIU MANENT VIU 1 2020

Valle del Colchagua, Chile
Valle del Colchagua, Chile

VIU MANENT VIU 1 2020

O top de linha da Viu Manent em uma de suas melhores e mais bem pontuadas safras. Um dos grandes chilenos!

Selos e premiações

  • GD 95
  • JS 95
  • RP 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

16 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Sauvignon
  • Malbec
  • Petit Verdot

Sobre o produto

A linha Viu 1 mostra as melhores características dos solos aluviais e ricos em argila e areia da família Viu Manent em Colchagua. Edição limitada, com garrafas numeradas, a Viu elaborou este corte com 85% Malbec, 14% Cabernet Sauvignon e um toque de Petit Verdot (1%) de uvas colhidas dos vinhedos centenários da Fazenda San Carlos. Um tributo ao fundador, Don Miguel Viu Manent.

Após inverno de pouca precipitação – recompensada por irrigação antecipada – a temporada 2019/2020 resultou em um vinho ainda mais redondo e maduro, segundo Robert Parker. O vinho foi envelhecido em foudres (37%) e barris (63%), ambos de carvalho francês, por 16 meses.

Em taça, um exuberante vermelho cereja intenso antecipa o nariz elegante, esbanjando caráter e nitidez, com aromas de violeta, groselha, pimenta e cravo.

Sua boca demonstra um grande Malbec (principal uva do corte). Tem maciez, textura, especiaria, picância, baunilha. Complexo, se abre para muitas camadas, podendo ser degustado daqui 5 ou 6 anos.

Um dos melhores Malbec chilenos que já provamos em Sonoma. Não esconde a alma do seu terroir, trazendo pimentão fresco, com a elegância presente aportada pela Cabernet Sauvignon.

Viu 1 alcança grande equilíbrio em boca, com taninos finos. Fresco, suculento, intenso e definido, apresenta muita energia e persistência.

Um vinho tão encorpado e elegante requer um grande assado. Harmonize com um turnedô de filet-mignon ao molho rôti. Vai bem acompanhando massas e risotos mais condimentados.

94 Pontos -The Wine Advocate

“O 2020 Viu 1 está um pouco mais maduro e com mais fruta adiantada, refletindo um ano mais quente com algumas temperaturas altas no verão. Este foi produzido com um blend de 85% Malbec, 14% Cabernet Sauvignon e 1% Petit Verdot colhido cedo para manter os 14% de álcool. Fermentou com leveduras selecionadas em inox e estagiou em combinação de barricas (63% do volume) e foudre de carvalho (os restantes 37%) durante 16 meses. É redondo e macio com taninos e sabores maduros, um paladar suave e ainda bastante jovem e frutado."

95 Pontos - James Suckling

"Que nariz puro e floral com muitas violetas, cerejas pretas, pot-pourri e especiarias! Notas de mexilhões, tomilho e ervas mediterrânicas. O paladar é suculento e amplo, com taninos compactos derretidos, mas sedosos. Uma grande melhoria em relação ao passado, com características mais florais e varietais do Malbec. Beba agora ou espere."

95 Pontos - Guia Descorchados

"Seguimos os passos do Viu 1, o top do Viu Manent, desde que foi lançado graças à safra de 1999. E como já dissemos, desde a versão de 2016, este vinho foi mudando seu estilo concentrado e supermaduro e hoje ostenta um rosto mais fresco e leve. Mesmo em um ano muito quente como 2020, este estilo continua apresentando uma face Malbec suculenta, intensa e refrescante (85% do blend), rica em taninos finos, generosa em aromas florais e frutados. Os 14% de Cabernet Sauvignon e as gotas de Petit Verdot que completam o blend contribuem principalmente nos taninos, cujo efeito na estrutura nos faz pensar que este Viu 1 precisa de pelo menos três a quatro anos em garrafa."

História

Apaixonada por vinhos, tradições e pelo Chile, a Viu Manent pertence à família Viu desde 1935, quando o imigrante catalão Miguel Viu García e seus filhos Agustín e Miguel Viu Manent fundaram a vinícola em terras chilenas.

Atualmente, a bodega está nas mãos da terceira geração sob a regência de José Miguel Viu. Localizada no renomado terroir do Valle de Colchagua, a Viu Manent cultiva 254 hectares de vinhas próprias, divididos em singulares vinhedos: San Carlos, La Capilla e El Olivar.

A experiência e os aprendizados de quase um século de dedicação à terra e ao vinho, somadas a um constante aprimoramento de práticas sustentáveis, rendem à Viu Manent vinhos de alta qualidade, reconhecimento e constantes premiações da crítica internacional.

Whats App Message