CARTUXA COLHEITA BRANCO 2021

Alentejo, Portugal
Alentejo, Portugal

CARTUXA COLHEITA BRANCO 2021

Expressivo e refrescante, um clássico branco alentejano assinado pela renomada família Eugénio de Almeida. Conheça!

Selos e premiações

Harmonize com

  • MassasMassas
  • PeixesPeixes
  • VegetarianosVegetarianos
  • Frutos do marFrutos do mar
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

13.00%

Temperatura

12.00 °C

Uva/Corte

  • Antão Vaz
  • Arinto

Sobre o produto

Um verdadeiro clássico da viticultura do Alentejo, o mítico Cartuxa Branco foi elaborado pela primeira vez em 1986.

Seu nome é referência aos monges Cartuxos que, entre 1598 e 2019, levaram uma vida solitária de oração no Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, em Évora, no coração do Alentejo.

Foi nesse terroir especial que a Fundação Eugénio de Almeida se estabeleceu e começou a elaboração dos seus incríveis vinhos, dentre eles o Cartuxa aqui destacado e também o lendário Pêra-manca.

Blend de Arinto, Antão Vaz, este branco repousou por 9 meses sobre as borras finas após fermentação em cubas de inox, garantindo uma estrutura bem integrada entre corpo e aromas.

Em taça, apresenta uma linda coloração amarelo palha de reflexos esverdeados. No nariz sentimos aromas cítricos delicados e flores brancas, com sutis notas de brita e pedra molhada.

No paladar se apresenta leve e ligeiramente encorpado, de estrutura impecável e muito fresco, confirmando as nuances cítricas com ligeira salinidade. Final alongado e muito agradável, convidando a próxima taça.

Harmoniza perfeitamente com salada de folhas verdes, linguado em crosta de ervas ou uma boa casquinha de siri.

História

A Adega Cartuxa remete à família Eugénio de Almeida, uma das mais influentes famílias portuguesas do século XIX.

Hoje, faz parte da Fundação Eugénio de Almeida, fundada em 1963 por Vasco Maria, no Alentejo. Na época, doou todo o seu patrimônio à instituição com a missão de promover o desenvolvimento cultural, educativo, social e espiritual na região de Évora.

Ao todo, são mais de 600 hectares de vinhas nas localidades de Pinheiros, Casito, Álamo de Cima, Álamo da Horta e Quinta de Valbom. Entre os vinhos mais emblemáticos, destacam-se o Cartuxa e o Pêra-Manca. A Fundação ainda se destaca pela produção de excepcionais azeites de oliva.

Whats App Message