CHATEAU FILHOT SAUTERNES GRAND CRU CLASSÉ (375ML) 2015

Bordeaux, França
Bordeaux, França

CHATEAU FILHOT SAUTERNES GRAND CRU CLASSÉ (375ML) 2015

Um Sauternes 2ème Cru Classé de safra histórica em Bordeaux com 95 Pontos pela Wine Spectator. Confira!

Selos e premiações

  • bestSellers
  • WS 95

Harmonize com

  • QueijosQueijos
  • SobremesasSobremesas
  • Frutas secasFrutas secas

Avise-me

Teor Alcoólico

13.00%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

24 meses

Temperatura

10.00 °C

Uva/Corte

  • Moscatel
  • Semillon
  • Sauvignon Blanc

Sobre o produto

O Château Filhot é uma das mais belas (e importantes) propriedades de Sauternes. Em 1855 foi classificado por Napoleão III, sobrinho de Napoleão Bonaparte, como 2ème Cru Classé.

Os vinhedos da vinícola foram plantados, originalmente, entre 1630 e 1650 e hoje se estendem por mais de 60 hectares.

Fruto de uma safra histórica em Bordeaux, o Sauternes da safra 2015 foi elaborado a partir de um preciso corte de 60% Semillon, 36% Sauvignon Blanc e 4% Moscatel, vinificados separadamente e combinados aproximadamente 14 meses após a fermentação.

O vinho ainda passa por um estágio de 24 meses em cubas e barris de carvalho antigos, o que lhe conferem uma finesse incomparável.

Ao servir, é difícil não se surpreender com a explosão de aromas que o vinho traz. Extremamente perfumado, fomos seduzidos por notas de maracujá, seguido de maçãs, pêssegos e damascos frescos.

Em boca é maduro, denso, mas sem perder sua leveza, apresentando uma acidez acentuada e que aporta muito frescor (e indica longevidade!). Confirma o generoso e frutado perfil olfativo, com maracujá e sementes de maracujá, com um toque de dulçor intenso característico.

Sugerimos a harmonização com uma clássica cheesecake, sorbet ou até mesmo um terrine de ricota com cebola caramelizada.

95 Pontos - Wine Spectator - “Intenso, com notas maduras e concentradas de damasco, pêssego e amêndoa, douradas por notas de flor de laranjeira e madressilva. O acabamento é exuberante e arredondado, com uma sutil borda de avelã. Tem poder e pureza”.

História

O Château Filhot conta com muita história, cultura e um toque de nobreza.

Em meados do século XVII a propriedade, que pertencia a Romain de Filhot, teve o seu primeiro vinhedo plantado. Já o castelo começou a ser construído por volta de 1709, apenas um ano antes do falecimento de Romain.

Após a Revolução Francesa, foram os herdeiros da família Filhot, os Lur-Saluces, que assumiram o castelo e empreenderam sua reforma.

A propriedade Château Filhot se estende por mais de 320 hectares e, em 1855, foi classificado como 2ème Cru Classé (Segundo Cru Classé), por Napoleão III.

No final do século XIX o Château foi vendido, mas naquela época ainda se chamava Château Sauternes. Apenas em 1901 a propriedade recuperou o nome original, utilizado até hoje. E, desde 1974, o Conde Henri de Vaucelles administra o Château com seu filho Gabriel.

Whats App Message