COSTA DI BUSSIA DOLCETTO D’ALBA DOC 2021

Piemonte, Itália
Piemonte, Itália

COSTA DI BUSSIA DOLCETTO D’ALBA DOC 2021

Quase uma raridade hoje, este é um equilibrado Dolcetto D’alba da pequena produção da Costa di Bussia

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.50%

Descanso

15 min

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Dolcetto

Sobre o produto

O Dolcetto d’Alba é um vinho que está fadado a desaparecer.


Com as terras dessa DOC cada vez mais destinadas à produção de Barolos e Barbarescos, a Dolcetto tem perdido território, e por pouco não mais ocupa as mais disputadas colinas de Alba.


As vinhas destinadas ao Dolcetto D’Alba da vinícola Costa di Bussia, garantem todos os anos uma pequena produção e são influenciadas pelo solo argiloso da região, rico em minerais, que geram vinhos com grande complexidade e estrutura.


Elaborado com 100% Dolcetto (casta que dificilmente apresenta caráter doce, apesar do nome sugerir), este é um vinho que passou por 6 meses em tanques de aço inoxidável.


Em taça, sua coloração é vermelho rubi profundo, com reflexos violáceos. Sua cor é tão densa que quase chega a tingir a taça.


Revela-se fresco e concentrado no nariz, liberando aromas de frutas silvestres, toques animais, de ervas secas e terra úmida que dão certa rusticidade ao vinho.


Em boca, é suculento e suculento. Traz uma incrível expressividade, com notas de ameixa e amora, nuances terrosas e de azeitona. Muito bem equilibrado, com taninos presentes e um final que remete a geléia de amora. Delicioso exemplar da Dolcetto.


Harmoniza perfeitamente com queijos maturados, um belo spaghetti ao molho bolonhesa ou molho sugo, steak tartare ou ainda uma lasanha de beringela gratinada com parmesão.

História

Há 150 anos, a adega fundada por Luigi Arnulfo faz parte da história da viticultura das regiões localizadas entre Barolo e Monforte d'Alba, na famosa colina da Bussia. Luigi, foi considerado o pioneiro do vinho Barolo por suas ideias inovadoras no mundo enológico.


Hoje, a vinícola Costa di Bussia - Tenuta Arnulfo (um nome antigo já usado no século XIX), conta com 11 hectares de vinhas e elabora vinhos rigorosamente produzidos apenas com uvas de propriedade.

Whats App Message