DOMAINE PERÊ-CABOCHE CHÂTEAUNEUF-DU-PAPE 2020

Châteauneuf-du-Pape, França
Châteauneuf-du-Pape, França

DOMAINE PERÊ-CABOCHE CHÂTEAUNEUF-DU-PAPE 2020

Elegante, complexo e longevo, um blend de tradição e raridade elaborado pela emblemática família Boisson, com 400 anos em Châteauneuf. Um Best Seller!

Selos e premiações

  • bestSellers
  • JD 92
  • S 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • ÁrabeÁrabe
  • AvesAves

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

90 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Grenache
  • Mourvèdre
  • Syrah

Sobre o produto

Blend de tradição e raridade, este belíssimo tinto é o Châteauneuf-du-Pape mais procurado por nossos exigentes clientes, já há algumas safras. Um Best Seller!

Tradição porque a trajetória familiar remonta a mais de 400 anos, uma das propriedades mais emblemáticas da região. Emilie Boisson, décima geração, é a enóloga no comando e vem conquistando resultados espetaculares nos últimos anos.

E raridade porque parte de suas uvas vêm de vinhas plantadas em 1906, no famoso plateau La Crau, compartilhadas com vinhedos de Vieux, Telegraph e Bonnieux.

A safra 2020 foi similar à anterior em termos de ótima qualidade, mas diferente em estilo.

O verão seco e as altas temperaturas de 2019 proporcionaram vinhos estruturados e concentrados, enquanto o clima mais ameno deste ano, combinado com o desenvolvimento sereno e harmonioso das uvas, geraram um Châteauneuf-du-Pape com caráter mais equilibrado, elegante e gastronômico, sem alterar seu potencial de envelhecimento.

Blend de centenárias Grenache (80%), Syrah (15%) e Mourvèdre (5%), famoso “GSM”, evoluiu em um blend de barricas de carvalho (foudre), aço inoxidável e concreto.

De brilhante cor rubi, expressa intensos aromas de frutas vermelhas maduras, pedra quebrada (xisto), nuances defumadas e especiarias.

No paladar é encorpado, complexo e elegante, com boa estrutura tânica. Combina a presença da fruta, especiarias, gengibre e alcaçuz, com um irresistível frescor mineral que proporciona um longo e delicioso final. Primoroso!

Um exemplar que seguirá evoluindo pelos próximos 10-15 anos. Para apreciá-lo hoje, recomendamos aerar no decanter por 60 a 90 minutos.

Harmoniza perfeitamente com aquela conversa que traz boas lembranças, com arroz de pato e ravioli de costela bovina.

92 Pontos - Jeb Dunnuck - Este cuvée é um vinho complexo e clássico e o Châteauneuf Du Pape 2020 não parece quebrar essa tendência. Muita cereja madura, ervas apimentadas, nozes tostadas e notas de carne definem o buquê, de corpo médio, com uma textura flexível e elegante, taninos leves e um ótimo final.

92 Pontos - Sonoma Market

História

A Domaine Père-Caboche, fundada em 1652 pela família Chambellan, hoje conta com 63 hectares, 17 dos quais estão localizados na AOC Châteauneuf-du-Pape.

O terroir do Domaine Pére-Caboche é particularmente abençoada por estar localizado na parte mais valiosa da AOC, no plateau chamado “la Crau,” o Cru mais importante, onde os solos são formados parte por pedras e também cascalho, argila e arenito. O solo é coberto por uma camada de 30 centímetros de pedras arredondadas, chamada de "ovos de pata", tanto pelo formato como pelo tamanho.

Aqui as videiras são baixas, rasteiras, impossibilitadas de tomarem altura por causa dos fortes ventos que vêm do Mediterrâneo. O calor absorvido pelas pedras durante o dia segue amadurecendo as uvas pela noite... O resultado? Um perfeito amadurecimento da fruta, intensidade da cor e taninos. Com tão pouco rendimento, as uvas colhidas são extremamente valiosas, concentradas, rendem vinhos complexos, longevos.

A filosofia no cultivo e a criteriosa seleção de solos têm a ver com o sucesso do Domaine. No total são quatro terroirs distintos, com elementos de quartzo, argila, calcário e áreas aluviais.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message