FRESCOBALDI CASTELGIOCONDO ROSSO DI MONTALCINO CAMPO SASSI D.O.C 2019

Itália
Itália

FRESCOBALDI CASTELGIOCONDO ROSSO DI MONTALCINO CAMPO SASSI D.O.C 2019

Campo ai Sassi é um encantador Rosso di Montalcino elaborado pela família Frescobaldi em sua propriedade Tenute Castelgiocondo na Toscana.

Selos e premiações

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Sangiovese Grosso

Sobre o produto

O Rosso di Montalcino DOC Campo ai Sassi apresenta as características típicas dos vinhos elaborados com Sangiovese Grosso cultivada nesta área. Traz uma versão jovem e descontraída da casta.

Os solos profundos onde as vinhas estão plantadas contribuem para dar origem a vinhos perfumados e elegantes, com uma textura tânica leve e delicada.

A safra 2019 na Toscana foi marcada por uma grande variação climática, algo incomum para a região. Com um inverno mais frio e seco que a média e uma primavera chuvosa, a brotação foi mais lenta e a colheita acabou acontecendo 15 dias após o esperado, graças a um verão caloroso e muito seco.

As uvas, uma vez colhidas, foram fermentadas em tanques de aço inoxidável a uma temperatura controlada. Após esse processo, o vinho foi envelhecido por 12 meses em tonéis de carvalho esloveno, com capacidade entre 8 e 10 mil litros. Após o engarrafamento, este tinto ainda descansou na adega do produtor por mais 4 meses antes de ser liberado para consumo.

Possui cor vermelho rubi intenso, com sutis reflexos violetas. No nariz traz uma grande variedade de notas florais e frutadas, contando com violetas e frutas silvestres, como amoras, cerejas, framboesas e um toque de ameixa madura e jabuticaba, envoltos em especiarias como anis estrelado e pimenta branca.

Em boca os aromas se confirmam, adicionando um intenso toque balsâmico que completa o exuberante bouquet. Tem deliciosa acidez e taninos marcantes mas de boa qualidade.

Perfeita harmonização para massas com molhos vermelhos, ragu de cogumelos e uma bela tábua de queijos e charcutaria, com embutidos curados e queijos de longa maturação.

História

A família Frescobaldi tem um grande compromisso com a viticultura e com a agricultura em geral da região da Toscana, na Itália, produzindo vinho por lá há aproximadamente 700 anos, começando ainda no século XIV.

A história da família é repleta de ancestrais ilustres, dentre eles: figuras literárias, exploradores, músicos, bispos e estadistas. Os arquivos dos Frescobaldi possuem muitos documentos antigos e registros históricos, como contratos comerciais com uma série de tribunais europeus, a partir do século XIII.

Nos séculos XV e XVI, a vinícola florentina fornecia vinho à corte da Inglaterra e à corte papal em Roma, entre outros. Ainda antes, os Frescobaldi haviam estabelecido relações e vínculos comerciais com as oficinas de inúmeros artistas, entre eles Donatello, Michelozzo Michelozzi e Filippo Brunelleschi.

Em 1855, os membros da família que tocavam a vinícola e seus vinhedos introduziram variedades de uvas que até então desconhecidas na Toscana, incluindo Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Nero e Chardonnay, abrindo caminho para o futuro.

Já no século 20, as atividades de Vittorio, Ferdinando e Leonardo Frescobaldi, elevaram a Toscana a um lugar de excelência para a viticultura internacional. Hoje a vinícola conta com 8 diferentes propriedades e é presidida por Lamberto

Frescobaldi, que pretende usar sua significativa expertise na área para fortalecer ainda mais a singularidade dos vinhos de cada propriedade pertencente à sua família.

Whats App Message