MATIAS RICCITELLI VALLE DE UCO CABERNET SAUVIGNON 2016

Mendoza, Argentina
Mendoza, Argentina

MATIAS RICCITELLI VALLE DE UCO CABERNET SAUVIGNON 2016

Cabernet Sauvignon de vinhedos a 1300 metros de altitude, em Chacayes, elaborado por Matias Riccitelli, premiado duas vezes com 92 Pontos por Parker e pelo Guia Descorchados.

Selos e premiações

  • GD 92
  • RP 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.50%

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Sauvignon

Sobre o produto

Os vinhos que Riccitelli elabora no terroir de Valle de Uco, em Mendoza, são profundamente influenciados pelas condições climáticas da Cordilheira dos Andes.


Os vinhedos onde são cultivadas as vinhas de Cabernet Sauvignon que elabora este tinto estão localizados em Chacayes a 1.300 metros de altitude, onde se encontram solo arenoso e com rochas graníticas.


Para ilustrar seu rótulo, foi escolhido uma espécie nativa de cactos Harrisia, que nesse terroir encontra condições únicas para seu desenvolvimento, assim como este belo Cabernet Sauvignon.


Para a elaboração deste tinto, as uvas são colhidas de maneira manual, em pequenas caixas de até 20kg, visando manter a integridade dos cachos. Apenas uma pequena parte da produção é vinificada com cachos inteiros, sem passar pela fase de desengace.


Durante a fermentação alcoólica são usadas apenas leveduras indígenas.


De cor vermelho rubi, nos presenteia com aromas de frutas vermelhas e negras, como ameixa, jabuticaba, mirtilos, cerejas e cassis, com um toque de especiarias, como pimenta branca e jamaicana. Em boca mostra todo o frescor extraído da altitude de suas vinhas, com uma complexa estrutura e uma acidez estonteante, balanceada por taninos macios como veludo.


Por ter uma estrutura tão complexa e pronunciada, é um tinto que acompanha bem pratos fortes, bem condimentados, queijos envelhecidos e massas com molhos intensos.


92 Pontos - Guia Descorchados


92 Pontos - Robert Parker

História

O despojado enólogo Matias Riccitelli é, ao lado de seu pai Jorge Riccitelli, atualmente um dos maiores nomes da enologia de toda a Argentina.


Em 2009, encontrou uma antiga vinícola em Luján de Cuyo, Mendoza, e fundou a Riccitelli Wines. Ao todo, são 50 hectares divididos em três vinhedos de altitudes diferentes, que variam de 980 a 1120 metros acima do nível do mar.


O seu objetivo é expressar todo o potencial do terroir argentino produzindo vinhos “top”. Depois de lançar o seu projeto autoral, foi considerado o Melhor Enólogo do ano de 2012 pela revista norte-americana Wine Enthusiast.

Whats App Message