SILVIO NARDI ROSSO DI MONTALCINO DOC 2018

Montalcino, Itália
Montalcino, Itália

SILVIO NARDI ROSSO DI MONTALCINO DOC 2018

Impressionante tinto de corpo estruturado e final delicado e fresco. Versátil e apaixonante.

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

13.50%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Sangiovese Grosso

Sobre o produto

Um Rosso di Montalcino da excelente safra de 2018, elaborado pelo renomado produtor Tenute Silvio Nardi. Com seus vinhedos ao norte de Montalcino, seus vinhos tintos são famosos por serem os mais elegantes, longevos e de boa acidez.


Possuem seis vinhedos distribuídos entre três diferentes propriedades em Casale del Bosco, Manachiara e Colombaiolo, onde o solo é composto por substrato de argila intercalado com areia e lama.


A vinícola tem como tradição o cultivo quase que exclusivo de Sangiovese, em vinhas com idade média de 20 anos, mas em 10% dos seus 80 hectares também são cultivadas outras variedades, como Colorino, Merlot, Syrah e Petit Verdot.


Este Rosso di Montalcino é feito com 100% Sangiovese e é um vinho jovem e extremamente acessível, capaz de exprimir toda a tipicidade da casta em Montalcino.


O processo de colheita das uvas que compõem este tinto é manual, seguido por uma curta maceração. O mosto é então fermentado durante quinze dias e, depois disso, estagia por 12 meses em barricas de carvalho novas e antigas.


De coloração rubi intensa, o vinho se abre para um nariz com um buquê floral puxado para frutas vermelhas maduras, enriquecidas com notas de especiarias. Na boca, é quente, agradavelmente macio, com taninos aveludados. Tem ainda excelente persistência.


A safra 2017 recebeu 92 Pontos da The Tasting Panel Magazine e 90 Pontos por Suckling, a safra atual ainda não foi avaliada.


Perfeito para acompanhar queijos duros maturados e ensopados de carne vermelha. Também harmoniza idealmente com coelho, pato e vitelo, além de carnes de caça menos pungentes.

História

Empreendedor agrícola de grande habilidade, Silvio Nardi adquiriu entre 1950 e 1972 duas propriedades vizinhas na Toscana, nas quais iniciou a produção vitivinícola. Tornou-se um dos fundadores do Consórcio do Brunello di Montalcino, que levou ao reconhecimento do vinho como D.O.C.


As “tenute” Silvio Nardi são compostas por duas quintas: Casale del Bosco e Manachiara, situadas em lados opostos, poente e nascente, compostas por oito parcelas e com terroirs diferentes. Cada qual atende por um nome, dedicada a uma produção específica, com ênfase na vinificação de uvas Sangiovese Grosso. Casale del Bosco, localizado a oeste onde o sol se põe, oferece vinhos elegantes e complexos. Manachiara, localizada a leste onde o sol nasce, permite vinhos mais estruturados e marcantes.


Dede 1985, a adega está sob a administração da filha caçula de Nardi, Emilia, responsável por realizar um profundo processo de reestruturação e modernização da vinícola a partir dos anos 1990. Em 2004, criou o exclusivo Brunello Poggio Doria, um Cru fino do vinhedo de Casale del Bosco, que rendeu a Emilia o prêmio “Dea Terra” do Ministério da Agricultura italiano por inovação.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message