ASSOBIO DOURO BRANCO

Douro, Portugal
Douro, Portugal

ASSOBIO DOURO BRANCO

Um refrescate branco português, assinado por Thomas Roquette, enólogo estrela do Douro.

Harmonize com

  • PeixesPeixes
  • Frutos do marFrutos do mar

Avise-me

Teor Alcoólico

13.00%

Temperatura

12.00 °C

Uva/Corte

  • Gouveio
  • Códega do Larinho
  • Rabigato
  • Verdelho
  • Viosinho

Sobre o produto

É de vinhas encontradas nas encostas íngremes da Quinta das Murças, situadas no centro do Douro, em parcelas com características únicas, em cotas mais elevadas e em meio ao vento, que nasce o Assobio. Um vinho profundo e elegante, feito pelas castas autóctones brancas típicas da região: Verdelho, Gouveio, Viosinho, Rabigato e Códega do Larinho, que expressam o lado mais fresco do Douro.


Atrás desta belíssima criação está Thomas Roquette, parte do badalado grupo de enólogos e viticultores conhecidos como os Douro Boys. Em taça este vinho entrega a cor amarela translúcida. No nariz, um frescor vívido de menta, ervas recém colhidas e a criticidade do limão siciliano.


Ao palato, é macio e redondo, com uma certa untuosidade e acidez média. Traz o mesmo frescor de ervas e raspas de limão sentidos no nariz, com nuances de maresias e toques salinos que fazem a boca salivar, em um final longo e refrescante.


Um vinho delicioso e uma combinação perfeita com pratos leves à base de frutos do mar, vieiras ao molho de manteiga e limão, um robalo com sal grosso ao forno ou ainda uma salada de folhas verdes, acompanhada de queijos brancos.

História

A família Roquette foi pioneira na produção de vinhos no Alentejo, com a Herdade do Esporão. Nos últimos anos se instalaram no Minho, região do Vinho Verde, mas seu maior sucesso fora do Alentejo, sem dúvidas é a Quinta do Crasto, no Douro, uma das referências na produção de vinhos modernos e à frente da renovação das práticas enológicas na região.


A Quinta das Murças foi adquirida pelo grupo na década passada. Situada na margem direita do Douro, a poucos quilômetros da barragem da Régua, a propriedade de 160 hectares impõe-se pela verticalidade impressionante das vertentes cobertas de vinha que acolhem dezenas das castas autóctones da região.


Os vinhos das Murças são entre os mais premium do Douro, comparáveis aos da Romaneira, Vallado e outros do mesmo patamar.

Whats App Message