CHÂTEAU DE SAINT COSME CÔTES DU RHÔNE ROUGE 2019

Rhône, França
Rhône, França

CHÂTEAU DE SAINT COSME CÔTES DU RHÔNE ROUGE 2019

Raro Côtes du Rhône, feito 100% com a uva Syrah e de uma safra estelar do célebre Château Saint Cosme.

Selos e premiações

  • organico

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Temperatura

15.00 °C

Uva/Corte

  • Syrah

Sobre o produto

No coração da denominação Gigondas, está localizado o Château de Saint Cosme, uma propriedade de renome e tradição, situada na região sul do Rhône, na França.



Este raro Côtes du Rhone, é um 100% syrah, que une estrutura e potência em um tinto surpreendente. Sua produção vem de vinhas do Gard (margem direita do Rhône) e Vinsobres (margem esquerda), que aportam uma sensação de frescor não encontrada com frequência nos Syrahs do sul do Rhône. Na Saint Cosme, o trabalho é “à la main” (manual), buscando elaborar vinhos que expressem a pureza e personalidade do seu terroir. Esta é uma safra estelar, a maior desde a extraordinária 2010. Há um frescor, uma intensidade, uma evanescência, algo indefinível que é encantador e vibrante na 2019. De cor rubi brilhante em taça, exibe aromas de frutas silvestres e compota de cereja, envoltas em notas de pimenta preta e azeitona. Ao palato, é carnudo, sedoso e cheio de mineralidade. Seduz com sabores de fruta redonda, aperfeiçoadas por uma excelente acidez, taninos marcantes e belas notas de cacau. Tudo muito bem equilibrado, em um final longo e persistente. Harmoniza perfeitamente bem com um belo cordeiro cozido lentamente ou com um delicioso risoto de cogumelos. 91 Pontos - Robert Parker - este 100% Syrah entrega uma incrível relação valor x qualidade - e esta pode ser sua melhor safra até hoje. Aromas de violetas, pimenta preta, cassis e mirtilos saltam da taça, enquanto o paladar de médio a encorpado é maduro, mas sedoso, levando a um final longo e de dar água na boca. 91 Pontos - Wine Enthusiast 90 Pontos - Wine Spectator

História

Em 1490, a família Barroul comprou as primeiras parcelas de terra nas colinas de Saint Cosme, localizada na AOC Gigondas, e estabeleceram ali a atividade de “vignerons”, pequeno produtor de uvas donos de parcelas de terra.



Atualmente o Château de Saint Cosme é uma propriedade de 17 ha, e Louis Barruol, também conhecido como “Genio de Gigondas”, é quem está no comando da vinícola. Aos 15 anos Louis já tinha decidido seguir os passos do seu pai, Henry Barroul, de quem herdou a propriedade e hoje representa a 14ª geração da família.



Sua produção vem de vinhas com idade média de 60 anos, situadas em um solo único e num micro clima frio que permite um lento amadurecimento das uvas.



Todos os vinhedos do Château de Saint Cosme são conduzidos de forma orgânica e muito do estilo dos seus vinhos deve-se ao solo da região, formado há 11 milhões de anos (composto majoritariamente de calcário argiloso) traz condições excepcionais e únicas.

Whats App Message