DAMILANO BAROLO LECINQUEVIGNE 2016

Piemonte, Itália
Piemonte, Itália

DAMILANO BAROLO LECINQUEVIGNE 2016

Um Barolo grandioso, extraído de cinco prestigiosos vinhedos "Cru" de Piemonte e com assinatura da renomada Damilano. Este vinho já foi considerado "#1 Vinho da Itália" e "Top 50 Vinhos do Mundo" pela inglesa Decanter.

Selos e premiações

  • AK 95
  • JS 94
  • RP 93
  • WS 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

24 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Nebbiolo

Sobre o produto

Damilano é um dos grandes viticultores tradicionais e centenários de Barolo. Os seus vinhos são particularmente conhecidos pelo seu inconfundível caráter elegante.

O Barolo Lecinquevigne é seu esforço principal, um blend de Nebbiolo, extraído de vinhas de 30 a 50 anos, de cinco prestigiosos vinhedos Cru onde a propriedade possui vinhas: Brunate, Liste, Cerequio, Cannubi e Raviole.

Um verdadeiro blend de Barolo Grand Cru, inédito na região. De Cannubi, aromas frutados intensos, como cereja e ameixa, que evoluem para notas de tabaco, rosa e violeta, um toque final de delicada elegância, possível pela  alcalinidade e os altos níveis de cálcio nos solos. Já raviole aporte estrutura e taninos firmes, uma certa austeridade agregada ao blend final. Brunate, por sua vez, que significa “grande profundidade" em piemontês, oferece frutas escuras opulentas, nuances de mirtilos e amoras. Eucalipto e especiarias de Cerequio, onde Michele Chiarlo e Roberto Voerzio fazem seus vinhos mais imponentes. E de Liste, conhecida como “a alma sombria de Barolo”, pétalas de rosas secas, alcatrão, taninos incrivelmente texturizadas, da mais alta qualidade.

Lecinquevigne amadureceu por 24 meses em grandes barris de carvalho e entrega uma incrível complexidade.

Este vinho da 2016 foi fruto de um ano extraordinário na DOCG, “uma safra cheia de vinhos verdadeiramente espetaculares e de tirar o fôlego, que capturam todo o pedigree de que Nebbiolo e Barolo são capazes”, segundo o crítico italiano Antonio Galloni.

De cor vermelho-rubi com reflexos alaranjados, oferece um intenso bouquet perfumado de pétalas de rosas, couro, tabaco e notas sutis de violeta e alcatrão.

Ao palato, se mostra amplo e abrangente, com uma bela fruta primária que expressa pureza e se integra com notas de chocolate e nozes. Seus taninos são elegantes e seu final longo, macio e persistente.

Lecinquevigne é perfeito com carnes assadas, principalmente de caça, uma bela lasanha de cogumelos e queijos envelhecidos.

Um grande Barolo, para apreciadores. Pode ser deixado pacientemente na adega por no mínimo 10 anos. Recomendamos aerar o vinho no decanter por cerca de 2 horas antes de apreciá-lo se for tomar antes de 2026.

Este vinho já foi considerado "#1 Vinho da Itália" e "Top 50 Vinhos do Mundo" pela revista inglesa Decanter (safra 2019).

95 Pontos - Alykhan Karim - CEO Sonoma Market

94 Pontos - James Suckling - É realmente cremoso e delicioso com caráter de chocolate, avelã, frutas secas e nozes. Redondo e mastigável com taninos polidos, torna-se maduro e bonito. Uma fruta tão pura.

93 Pontos - Robert Parker: "Esta é uma mistura dos cinco vinhedos cultivados por Damilano, e se você olhar para os vinhos de um único vinhedo neste portfólio, verá Brunate, Liste, Cerequio, Cannubi e Raviole. O Barolo Lecinquevigne 2016 oferece uma visão de 360 ??graus do Barolo com lindas frutas primárias apoiadas por taninos elegantes e fibras de frutas de peso médio. O vinho é uma feliz soma de suas várias partes e, como esperado, você não pode realmente distinguir as características de nenhum local de cultivo único. Essa é exatamente a filosofia por trás de um vinho de mistura como o Lecinquevigne. O vinho envelhece em grandes barris de carvalho por 24 meses. Cerca de 60.000 garrafas foram feitas e você obtém um bom valor aqui."

93 Pontos - Wine Spectator: "Há muitas notas salgadas - eucalipto, zimbro e tomilho - reconciliadas por sabores de cereja e terra neste tinto, que mostra uma doçura no meio do palato antes que os taninos aguçados surjam. O final é longo e satisfatório. Melhor de 2023 a 2040. 5.000 caixas fabricadas, 2.500 caixas importadas."

História

Damilano é um dos últimos produtores de Barolo com estilo tradicional. Ativa desde 1890, quando Giuseppe Borgogno, o bisavô dos atuais proprietários, começou a cultivar e a fazer vinho no vinhedo de propriedade da família em Barolo (Cuneo).

Giacomo Damilano, o genro do fundador, deu o nome atual à vinícola, o principal responsável por modernizar e tornar a adega em uma “joia” para orgulho de seus sobrinhos, Guido, Mario e Paolo Damilano, que dirigem a empresa desde 1997.

As uvas são cultivadas em vinhedos de prestígio e com o mesmo cuidado e respeito dos tempo de fundação, combinando as inovações da vinificação moderna para buscar a mais alta qualidade. A produção de Nebbiolo de Damilano vem dos grandes Crus: Cannubi, Liste, Brunate e Cerequio.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message