PALLADINO BAROLO DOCG PARAFADA 2017
Parafada, um Barolo Cru com 96 Pontos pela Decanter. Encantadora expressão da incrível safra 2017 no Piemonte.
Selos e premiações
- AK 95
- D 96
- JS 93
Harmonize com
- Carnes
- Massas
Teor Alcoólico
15.00%Descanso
180 minTemperatura
18.00 °CUva/Corte
- Nebbiolo
Sobre o produto
O pequeno Palladino, produtor familiar, é considerado Top 20 Produtores de Barolo pela revista norte-americana Forbes, destaque central na sua publicação de 2020 sobre os Barolos da Serralunga d’Alba.
Os Barolos da Serralunga estão entre os mais longevos e mais valiosos: aqui onde Giacomo Conterno faz seu Barolo Monfortino, o vinho mais famoso da Itália.
Ao longo da última década, tanto por conta do aquecimento global quanto da mudança de técnicas (uso de carvalho francês em pequenos formatos, junto com o carvalho eslavo tradicional da região), estes vinhos estão ficando cada vez mais interessantes e abertos enquanto jovens.
Palladino está na frente. A família vem elaborando vinhos aqui há quase 50 anos, possui algumas das melhores parcelas nos vinhedos Crus, Parafada, Gabutti e Ornato. Em 2017 a propriedade faz Barolos incríveis.
O crítico Aldo Fiordelli, da revista Decanter, relata que apesar da safra de 2017 ter sido extremamente seca em Piemonte, os vinhos produzidos são bem equilibrados, apresentam acidez brilhante e taninos maduros.
Este Barolo um belo retrato da sua safra e terroir. Foi elaborado com 100% Nebbiolo, do Cru Parafada, famoso vinhedo cujos solos de calcário oferecem estrutura aos vinhos, enquanto a geografia, situado ao sul da DOCG com ampla exposição solar, permite uma opulência de fruta.
Dee cultivo de baixa interferência humana e colheita manual, com passagem por barrica eslavo de grande formato, receita tradicional de Barolo, com uma parte estagiada em barricas francesas de 500 litros, o resultado em 2017 foi uma excepcional expressão do vinhedo e da Serralunga, entre os “melhore vinhos da safra” segundo a Decanter.
Aromática, com intensas notas florais de rosas secas, alcatrão, cereja madura e suculenta, especiarias e um elegante toque de baunilha, em boca entra como um veludo, sinônimo de harmonia e finesse.
Entrega opulência combinada com frescor de fruta cítrica e taninos impecavelmente integrados, além de refinadas notas salinas e de casca de laranja, com um final de boca longo e persistente, uma evolução ao longo de 30-40 segundos. Exuberante!
Podendo já ser apreciado agora, este Barolo ainda não entrou em seu ápice! Recomendamos decantar por 120-180 minutos antes de degustar.
Para harmonizar, sugerimos carnes assadas ou grelhadas, de preferência de caça ou também queijos fortes e envelhecidos.
96 Pontos - Decanter (Aldo Fiordelli) - O estilo da Palladino é intensamente clássico e de certa forma bastante tradicional: os vinhos são fermentados em inox e depois envelhecido em botte de carvalho exlavo e também carvalho francês, formatos grandes e pequenos. Este Parafada é um dos vinhos da safra, um excelente exemplar da característica da MGA (Cru). Tem um nariz intenso de profundidade estupendo, com foco e finesse, com frutas pretas frescas, alcatrão, morangos silvestres, alcaçuz. A complexidade é intoxciante, todo envolto numa textura aveludado, com acidez magnífica e notas pronuciadas de morangos. Os taninos são firmes e sérios, mas só nota no final.”
95 Pontos - Alykhan Karim
93 Pontos - James Suckling - “Frutas vermelhas frescas com algumas bordas de pêra escalfada e figo. Médio a encorpado, com muito sabor, taninos finos e firmes e um final longo com tâmaras e figos secos. Delicioso, personagem quase exótico para isso. Beba a partir de 2022”.
#8 dos Top 10 Barolo do Ano - Decanter (entre 300 vinhos degustados)
História
A vinícola Palladino nasceu em 1974, em Serralunga d’Alba, no coração da região do Langhe, quando Piero Palladino, nativo da região, comprou a propriedade que até hoje abriga a vinícola.
Piero então confiou a gestão da propriedade a seu primo e sócio Maurilio Palladino, que a administra há anos ao lado de sua esposa Domenica.
Hoje, a experiência de Maurilio e Domenica é combinada com o entusiasmo da nova geração: Veronica, Alessandro e Margherita, que trabalham ao lado dele na gestão da empresa, assim como Luca e Matteo, que se dedicam de forma inestimável no vinhedo e na adega.
Este vinho passou por um período de lenta fermentação em tanques de aço e, após a fermentação malolática, foi transferido para tanques de concreto, onde descansa por todo o inverno, sendo somente então transferido para grandes cascas de carvalho esloveno e barricas de carvalho francês, onde fica por 24 meses antes de ser engarrafado. O processo de maturação continua na garrafa, onde permanece por mais 6 meses antes de deixar a adega para ser comercializado.
A família Palladino trabalha em seu vinhedo de acordo com práticas milenares de operação manual, para que seja possível trazer vinhos saudáveis e de alta qualidade para a adega.