Domaine Tortochot Gevrey-Chambertin Vieilles Vignes 2018 (Orgânico)

Borgonha, França
Borgonha, França

Domaine Tortochot Gevrey-Chambertin Vieilles Vignes 2018 (Orgânico)

Elegante e poderoso, um Grevey-Chambertin de vinhas com mais de 60 anos, elaborado pela reconhecida enóloga Chantal Torto Shot.

Selos e premiações

  • organico

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • AvesAves

Avise-me

Teor Alcoólico

13.00%

Descanso

90 min

Tempo de Barrica

14 meses

Temperatura

17.00 °C

Uva/Corte

  • Pinot Noir

Sobre o produto

A verdadeira mágica dos tintos da Borgonha é quando abrimos a garrafa e sentimos que estamos em uma floresta comendo um punhado de cerejas perfeitamente maduras. Clássico Gevrey-Chambertin, como este, das vinhas velhas de Domaine Tortochot, convoca essa mágica da floresta melhor do que talvez qualquer outra denominação na Côte d’Or. Buscamos Gevrey quando queremos uma expressão poderosa, mais impactante e mais masculina da Pinot Noir da Borgonha, e esta - feita por uma produtora mulher, aliás - cumpre essa promessa, mas sem perder a elegância. Este vinho, de mínima intervenção, vinhas velhas (algumas com até 60 anos de idade) e de cultivo orgânico (costume já há muito tempo na Borgonha) é a prova. O vinho passou por 14 meses em barrica de carvalho sendo apenas 25% barrica nova. Um brilhante rubi, com reflexos em granada convida o olfato para inebriantes aromas de frutas do bosque, como cerejas e cranberries. No paladar, a medida que evolui na taça, preenche a boca com sedosidade e além das frutas, também entrega cardamomo e chocolate branco. A excelente acidez e o perfeito equilíbrio amenizam a austeridade deste vinho que evoluirá perfeitamente pela próxima década. Elegante e memorável! Recomendamos permitir que o vinho respire por cerca de 60 minutos antes de ser apreciado. Harmoniza perfeitamente com boeuf bourguignon, ou pratos mais exóticos, como coelho, javali ou pato.

História

A família Tortochot cultiva videiras em Gevrey-Chambertin desde o final do século XIX. São quatro gerações de vignerons que cultivam e se especializam na produção de vinhos nesta parcela tão importante da Côte de Nuits. . Foi sob a gestão de Chantal Tortochot, que começou em 1996, que a propriedade encontrou sucesso comercial e crítico. A primeira ordem de negócios de Chantal ao assumir o cargo de seu pai, Gabriel, foi supervisionar a conversão de seus 11 hectares de vinha (10 dos quais em Gevrey-Chambertin) em viticultura orgânica. Tortochot recebeu a certificação oficial com a safra de 2013, e isso se reflete no 'estilo da casa' no domaine: são vinhos robustos e bem concentrados de vinhas velhas cuidadosamente cuidadas, com mínima intervenção humana. Dentro das parcelas da Tortochot são vinhas em três parcelas Gevrey Grand Crus e outros Premier Cru, algumas foram plantadas pela primeira vez por Félix Tortochot (avô de Chantal) em 1920.
Whats App Message