FANOA SEIS TINTOS MALBEC BLEND 2016

Colchagua, Chile
Colchagua, Chile

FANOA SEIS TINTOS MALBEC BLEND 2016

“Um fresco, frutado e equilibrado lado de Colchagua”, segundo Robert Parker. O top da linha por novo produtor biodinâmico para ficar de olho

Selos e premiações

  • organico
  • AK 92
  • D 93
  • RP 90

Avise-me

Teor Alcoólico

13.00%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Carignan
  • Carmenère
  • Cabernet Sauvignon
  • Tempranillo

Sobre o produto

Depois de experimentar muito com muitas variedades, 14 de fato, o enólogo e proprietário Raúl Narváez descobriu que as que funcionam melhor no Vale de Colchagua, na zona de Aguasanta, são a Petite Syrah e Malbec.

O blend Seis Tintos 2016 contém seis uvas, incluindo as duas, mas também Tempranillo, Carmenere, Carignan e Cabernet Sauvignon. Após fermentação com leveduras indígenas, só 30% do blend (a Malbec) passou por barricas de carvalho francês novo, por um período de 12 meses.

Só ao abrir este vinho perceberá a fruta plena e exuberante, sentimos bala de ameixa e jabuticaba e amoras bem suculentas, bem no ponto de colher.

Em boca também é muito frutado, quem adora Malbec vai amar este vinho. Porém oferece também um lado sério e uma certa elegância, perceptível só após o gole inicial. Com bastante acidez e excelente persistência, desce sedoso e evoluir maravilhosamente em boca. Sabores minerais e de leves especiarias fazem presença, um traço de baunilha também, mas o uso da barrica foi bem pensada e nada sobrepõe.

Apenas 4.200 garrafas produzidas.

93 Pontos - Decanter - “Uma mistura de seis uvas: Carmenère, Malbec, Petite Sirah, Carignan, Tempranillo e Cabernet Sauvignon. Aromas puros de grafite, cassis e amora silvestre. Corpo médio, sedutor e macio, com taninos finos em pó. Excelentes especiarias, com mineralidade real e final longo. Um excelente primeiro esforço desta nova vinícola biodinâmica. Tomar entre 2018 - 2022”

93 Pontos - Guia Descorchados

90 Pontos - Robert Parker

90 Pontos - James Suckling</p>

História

Raúl Narváez e Ángeles Ovalle compraram 11 ha em 2009 em Palmilla, 8 km ao norte de Santa Cruz, mas não usaram até três anos depois para que pudessem obter a certificação biodinâmica. Apenas 2,3 ha estão sob videira - principalmente Malbec e Carmenère - e ainda estão experimentando Sangiovese, Tempranillo, Grenache e Carignan, entre outros.

O objetivo da Fanoa é produzir estilos mais frescos, com pouco ou nenhum carvalho usado na vinificação. Atualmente, produz o blend Seis Tintos, além de um Sangiovese e Malbec - todos mostram uma grande promessa.

Fanoa figurou na lista das “6 Vinícolas Mais Promissoras de Colchagua” da Revista Decanter no ano de 2019.

Tags/ Categórias

Biodinamico, organico, tinto, pontuado, ultra premium, chile, colchagua, fanoa, chileno

Tinto

Servir a - 16?

Alcool - 13,5%

Descanso - 30m

Curador - Aly

Barrica - 12 meses

Prateleira - 2? fileira, se possível

Pontuação - 93 D, 93 DS, 90 JS, 90 RP

História

Raúl Narváez e Ángeles Ovalle compraram 11 ha em 2009 em Palmilla, 8 km ao norte de Santa Cruz, mas não usaram até três anos depois para que pudessem obter a certificação biodinâmica. Apenas 2,3 ha estão sob videira - principalmente Malbec e Carmenère - e ainda estão experimentando Sangiovese, Tempranillo, Grenache e Carignan, entre outros. O objetivo da Fanoa é produzir estilos mais frescos, com pouco ou nenhum carvalho usado na vinificação. Atualmente, produz o blend Seis Tintos, além de um Sangiovese e Malbec - todos mostram uma grande promessa. Fanoa figurou na lista das “6 Vinícolas Mais Promissoras de Colchagua” da Revista Decanter no ano de 2019.
Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message