Kit Quarteto Astros do Alentejo

Alentejo, Portugal
Alentejo, Portugal

Kit Quarteto Astros do Alentejo

Reunimos quatro tintos alentejanos do momento neste kit. Vinhos assinados pelos maiores nomes da região, que entregam tipicidade e nos fazem entender perfeitamente o porquê de amarmos tanto seus vinhos.

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Avise-me

Uva/Corte

  • Aragonêz
  • Alicante Bouschet
  • Castelão
  • Syrah
  • Touriga Nacional
  • Trincadeira

Sobre o produto

Os vinhos do Alentejo são simplesmente adoráveis. Generosos, frutados, macios, equilibrados e fáceis de beber (e agradar).

Estão entre os nossos favoritos e de nossos clientes também. Quando falamos dos principais nomes da região, como Adega Cartuxa e Herdade do Esporão, nem se fala… Todos os seus vinhos estão entre os mais vendidos uma semana após a outra.

Assinado pela Adega Cartuxa, o Cartuxa EA Tinto 2019 é um lindo (e clássico) blend alentejano. Vinho jovem sem envelhecimento em madeira e que exala frutas frescas de forma generosa (cereja, ameixa, morango e groselha). Tem corpo médio para encorpado, com boa acidez e taninos aveludados.

Proveniente de vinhas com cerca de 20 anos, o Herdade do Esporão Monte Velho Tinto 2021 faz breve estágio em carvalho (3 meses) e revela plena tipicidade da região num vinho exuberante, generoso e macio. Aromas de groselha, jabuticaba e amora com leve defumado vão do nariz à boca, onde é aveludado, elegante e vivo. Delicioso!

O Ravasqueira Superior Tinto Alentejano 2020 revela expressão elegante do Alentejo, por uma das vinícolas mais premiadas da região portuguesa. Framboesas, amoras, chocolate ao leite, erva mate, especiarias, café tostado, terra úmida e grafite exalam da taça e, na boca, ganham suculência, acidez mineral e taninos discretos. Saboroso e muito gastronômico.

Frutado, redondo e macio, o Penedo Gordo Tinto 2021 é um alentejano de dicionário. Tem 4 meses de carvalho, suficientes para emprestar complexidade agradável e deixá-lo perfeitamente integrado. Frutas maduras e especiarias saltam da taça e ganham caráter madura no paladar, que entrega também taninos elegantes e maciez muito agradável.

 

História

A Fundação Eugénio de Almeida é um dos mais ilustres nomes do Alentejo - e de Portugal. Seus vinhos estão entre os tintos e brancos alentejanos mais apreciados tanto no país como no exterior – e especialmente no Brasil. Possuem nada menos que 400 hectares de vinhedos distribuídos em quatro propriedades na sub-região de Évora, Alentejo.

Na Idade Média, a propriedade secular funcionava como Casa de Repouso dos Jesuítas. Em 1776, equipado com um lugar para a fermentação da uva, já abrigava uma adega de produção de vinhos e, como o Mosteiro da Cartuxa fica muito próximo, passou a ser conhecido como Adega Cartuxa naquela época. Em 1869, foi adquirido pela família Eugénio de Almeida, tornando-se para sempre um emblema dos vinhos alentejanos.

Hoje, na Adega Cartuxa original é possível conhecer os equipamentos vitivinícolas do passado, como ânforas e depósitos de cimento. Uma nova Adega Cartuxa foi construída sob os conceitos modernos de vinificação e é lá que, atualmente, surgem alguns dos vinhos mais internacionais de Portugal sob a chancela da Fundação Eugénio de Almeida.

A Herdade do Esporão estará para sempre na história dos vinhos portugueses por seu trabalho inovador e desbravador na região do Alentejo. A família Roquette foi pioneira na produção de vinhos alentejanos para exportação, com a Herdade do Esporão. 

Nos últimos anos se instalaram no Minho, região do Vinho Verde, mas seu maior sucesso fora do Alentejo, sem dúvidas, é a Quinta do Crasto, no Douro, uma das referências na produção de vinhos modernos e à frente da renovação das práticas enológicas na região.

O Monte da Ravasqueira está localizado no Concelho de Arraiolos, a uma hora de distância de Lisboa. Em uma vasta área de paisagem tipicamente alentejana,a região possui excelentes condições geológicas e climáticas para a produção de vinho.

Após o falecimento de D. Manuel de Mello, seu filho José Manuel de Mello assumiu o Monte da Ravasqueira em 1966. Ali dedicou sua vida à agricultura, ao apuramento da raça do Cavalo Lusitano e à plantação de vinha. Na propriedade cresceram os seus 12 filhos, atualmente líderes no Grupo José de Mello.

Ao longo dos anos, o Monte da Ravasqueira tornou- se mais do que uma casa de família, baseando-se nos valores da agricultura familiar e sustentabilidade sem nunca perder o foco na qualidade. Objeto de um forte investimento na plantação da vinha, bem como em equipamentos enológicos e instalações meteorológicas, a vinícola está dotada da mais avançada tecnologia, sendo por isso, uma das mais modernas e funcionais do País.

A Herdade Penedo Gordo é uma vinícola estabelecida no Alentejo, Portugal, no início dos anos 2000. Localizada em Orada, na região de Borba, possui 120 hectares de vinhedos e uma moderna adega. Seu compromisso é produzir vinhos de alta qualidade em harmonia com a natureza e respeito às tradições da região.

A chave do sucesso da vinícola está em sua localização privilegiada, com um microclima ideal para o cultivo de  uvas de qualidade excepcional. Eles cultivam Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Aragonês, Trincadeira e Syrah, além das castas brancas Roupeiro e Antão Vaz, acompanhando rigorosamente o desenvolvimento das uvas e priorizando práticas ambientalmente responsáveis.

Whats App Message