VIÑA TINTA TINTO PINOT NOIR CASABLANCA (NATURAL) 2017

Casablanca, Chile
Casablanca, Chile

VIÑA TINTA TINTO PINOT NOIR CASABLANCA (NATURAL) 2017

Uma raridade, de pequena produção artesanal, este Pinot de vinificação natural encantou nossa equipe inteira.

Selos e premiações

  • Natural
  • AK 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • PeixesPeixes
  • PizzasPizzas
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

12.00%

Temperatura

12.00 °C

Uva/Corte

  • Pinot Noir

Sobre o produto

Este a definição de vinho artesanal, feito por pequenos produtores de Casablanca subscritos à filosofía de vinho natural, que não passam por filtração ou afinamento, sem aditivos e conservantes. Uma pequena produção de 2.333 garrafas, cada garrafa deste Pinot Noir é numerado e cada rótulo é pintado com tinta aquarela.

Ao degustar percebemos um rubi escuro, de licor de cereja, de gelatina de morango.

Aromas frescos de cranberries e cerejas vermelhas selvagens dão lugar a chão de floresta, morango, ervas frescas como manjericão, chocolate branco.

Em boca o frescor se destaca ao imediato, a acidez perfeita também, brilhante. O vinho oferece uma linda pureza de cerejas e framboesas e entra em boca como uma seda, porém com um lado indomado, selvagem, um terroso que remete mais a Borgonha do que Chile. Com tempo na taça este lado se revela ainda mais, um vinho leve com uma intensidade quieta

Nossa degustação foi feito às cegas e os sommeliers da nossa equipe unanimemente acharam este vinho uma “estrela.”

Apesar da vinificação natural, este vinho confundiria qualquer “purista” de Pinot Noir, pois não exibe sabores e aromas de leveduras ou kombucha que às vezes aparecem nos vinhos naturais. Levemente turvo na taça, por não ser filtrado.

Para harmonizar com peixes leves, um galeto na brasa temperado com sal marinho e alecrim e uma salada com queijo de cabra e nozes.

História

Viña Tinta Tinto é o nome do produtor, um pequeno esforço de “garagem”, em Algarrobo, Casablanca.

Uma família dedicada à produção natural dos vinhos, a fruta é colhida à mão e cuidadosamente descascada para não quebrar os grãos. É deixado para macerar em pequenos tanques de 500-600 quilos até esperar a fermentação espontânea (sem adição de leveduras). Não há nenhum tipo de adição de químico, estabilizante ou conservante.

Todos os vinhos do produtor são o "parcelares" ou "vinha única" (single vineyard), vindo de um quartel de uvas específico de um sítio demarcado pelas características únicas dos solos.

Entre os 5 vinhos da casa são apenas 12.000 garrafas por ano, uma produção minúscula e altamente concorrida pelos fãs destes vinhos.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message