ADEGA DE BORBA CASTELO DE BORBA DOC ALENTEJO TINTO 2021
Um excelente tinto Alentejano que esbanja aromas e equilíbrio e agradou a equipe da Revista Adega. Experimente!
Selos e premiações
- AD 90
Harmonize com
- Carnes
- Massas
- Aves
Teor Alcoólico
13.50%Temperatura
12.00 °CUva/Corte
- Aragonêz
- Alicante Bouschet
- Syrah
Sobre o produto
Este é um blend tinto de excelência diretamente do D.O.C Alentejo!
Nasce no terroir de Borba, sub-região alentejana, onde os vinhedos ficam a uma altitude média de 400 metros e são famosos pelo seu equilíbrio entre fruta e frescor, resultado da influência da Serra d’Ossa.
Elaborado pela Adega de Borba, um dos maiores nomes da região, foi feito a partir de um blend de uvas tintas: Aragonez, Syrah e Alicante Bouschet.
Foram selecionadas uvas das melhores parcelas, de vinhas certificadas para a produção de vinho D.O.C. Alentejo – sub-região de Borba – as uvas seguiram um rigoroso controle de maturação, que conferem uma destacada estrutura, além de um perfil aromático sedutor!
Em taça, apresenta uma bela cor granada com nuances violáceas com aromas predominantes de frutas vermelhas maduras, ameixa negra e toque de baunilha, ervas aromáticas e especiarias. Em boca é frutado e muito equilibrado, com uma acidez fresca, boa estrutura e final elegante.
É uma ótima harmonização para pratos suntuosos, como pappardelle com ragú, beef bourguignon e arroz de pato e linguiça.
90 Pontos - Revista Adega
Blend tinto composto a partir de Aragonez, Syrah e Alicante Bouschet, com estágio de cerca de 3 meses em barricas de carvalho francês e americano. Apresenta notas florais, especiadas e de ervas, que envolvem suas frutas vermelhas e negras, maduras no ponto certo, com sua acidez vibrante e seus taninos sedosos e de grãos finos, que conferem sustentação ao conjunto. Fluido e sedutor, tem final com toques de amoras e de ameixas, que pedem a companhia de carnes vermelhas ensopadas.
História
A Adega de Borba é a mais antiga cooperativa do Alentejo, tendo sido criada em 1955. Foi fundada por 12 viticultores da região, inconformados com os baixos preços que os negociantes ofereciam pelos seus vinhos e com as misturas a que os sujeitavam, depreciando-lhes a qualidade e a imagem do Alentejo.
Foi o primeiro produtor de vinho a colocar no mercado um VQPRD (Vinho de Qualidade Produzido em Região Determinada) com uma designação alentejana.
Hoje, a Adega de Borba reúne atualmente 270 viticultores associados que cultivam cerca de 2.220 hectares de vinha distribuídos por 70% de castas tintas e 30% de castas brancas, com uma produção anual de 10 milhões de litros de vinho, comercializados para 35 países.