SARGET DE GRUAUD LAROSE SAINT JULIEN AOC 2016
92 Pts x2 Saint Julien de propriedaded 2ème Cru Classé, servido nas cortes reais no século XIX.
Selos e premiações
- D 92
- JS 92
Harmonize com
- Carnes
- Vegetarianos
- Queijos
Teor Alcoólico
13.00%Descanso
120 minTemperatura
18.00 °CUva/Corte
- Cabernet Franc
- Cabernet Sauvignon
- Merlot
- Petit Verdot
Sobre o produto
Château Gruaud-Larose está situado a sudoeste da aldeia de Beychevelle, em margens de cascalho em direção ao Marais de Beychevelle, um pântano que separa Saint-Julien dos vinhedos do Médoc central.
O solo é uma mistura de cascalho, seixos, areia, argila e húmus sobre um subsolo de diferentes composições. Um total de 82 hectares cultivam vinhas divididas em: 60% Cabernet Sauvignon, 30% Merlot, 7% Cabernet Franc e 3% Petit Verdot, cultivadas de forma orgânica e biodinâmica.
Em 2016, o Sarget de Gruade, o 2? vinho da propriedade, de uvas colhidas 100% das vinhas da propriedade, foi composto por um corte de 51% Cabernet Sauvignon, 48% Merlot e uma pítada de Cabernet Franc e Petit Verdot. Foi vinificado em tonéis de madeira, para depois amadurecer por 12 meses em barricas de carvalho - onde 60% são novas e o restante são de segundo ou terceiro uso.
Apresenta cor rubi intenso com reflexos violáceos em taça e exuberantes aromas de frutas vermelhas e pretas maduras, como amoras e groselhas, notas herbáceas e florais, além de toques de tabaco e defumado.
Carregado de tipicidade e fruto de uma safra que elaborou vinhos clássicos, este Cabernet blend tem corpo médio, com taninos firmes e exuberante acidez. Seu final é marcado por frutas pretas maduras, notas florais e toques herbáceos e defumados.
Sugerimos harmonizar com cordeiro, pato, carne de caça e frango. Aposte em refogados ou grelhados e também pratos terrosos, como os que levam cogumelos e trufas.
92 Pontos - Decanter
91 Pontos - James Suckling - "De corpo médio, o tinto oferece amoras e ameixas, taninos lindos e finos e bastante frescor no final, caraterística da Gruaud-Larose."
História
Abbé Gruaud, um digno representante da nobreza, traçou a história do Château Gruaud-Larose em 1725.
Durante o século XIX, as mesas de muitos reinos da Europa e da Ásia serviam os vinhos desse encantador château. Por isso, Gruaud Larose, menciona que é o vinho dos reis e o rei dos vinhos em seu rótulo.
Em 1997, a família Merlaut adquiriu a propriedade, que passou a conduzir seus vinhedos com manejo orgânico e sustentável.
O Château Gruaud-Larose sempre procurou valorizar o papel do homem na criação de seu elixir, tanto ao seu trabalho como ao vínculo estabelecido com a vinha. As cepas e as uvas não são nada sem a intervenção do homem, sem estes grandes vignerons capazes de elaborar Crus, desde os mais modestos aos mais poderosos.