CHÂTEAU LANDIRAS GRAVES 2018
Prestigiado com 95 Pontos pela Decanter, um tinto estrela feito por uma propriedade com 700 anos de história.
Selos e premiações
- D 95
Harmonize com
- Carnes
- Massas
- Vegetarianos
Teor Alcoólico
13.00%Descanso
60 minTemperatura
15.00 °CUva/Corte
- Cabernet Sauvignon
- Merlot
Sobre o produto
De Graves vêm alguns dos tintos mais elegantes de Bordeaux.
Este foi feito de por uma propriedade histórica, uma das mais antigas da França, comandada nos séculos 15 e 16 pela família atrás do Château Margaux
Um blend de 65% Merlot e 35% Cabernet Sauvignon, de uvas cultivadas nos famosos solos de cascalho branco, que estagiou em barricas de carvalho francês por 12 meses. Este vinho da 2018 foi um dos mais prestigiados Bordeaux do ano pela inglesa Decanter.
Em taça, exibe um rubi intenso. No nariz, oferece uma combinação de aromas de cedro, grafite, groselha preta, ameixa e nuances minerais.
A textura em boca, acaricia o paladar como uma seda, com sabores de fruta preta, envoltos em uma acidez deliciosa, taninos generosos e um final longo e persistente.
Um Clássico Graves harmonioso e muito elegante. Para quem gosta ou sempre quis provar os tintos da Domaine Chevalier, Grand Cru Classé do sul de Bordeaux, este é um vinho que chega muito próximo em estilo e qualidade, por 1/10 do valor.
Recomendamos decantar por uma hora se for tomar agora. Vai ganhar complexidade na adega ao longo dos próximos 5 - 10 anos.
Harmonizar com aves ou filet mignon, carnes menos gordurosas e uma suculenta lasanha de berinjela com parmesão gratinado.
95 Pontos - Decanter - Grande generosidade, apresentando frutas escuras, profundas e vigorosas, e um apetitoso frescor de groselha preta em taninos suculentos e fabulosamente integrados. Adoráveis, turbulentos e ricos em frutas. Bravo!
História
Fundada em 1306, o Château de Landiras é uma das propriedades mais antigas de Bordeaux, localizada no extremo sul da região de Graves, muito perto de Barsac e Sauternes. A história moderna começou em 1607, quando foi administrada pela Saint Jeanne de Lestonnac, freira jesuíta que estabeleceu a primeira formação escolar gratuita para mulheres na França.
Nativa de Bordeaux, passou a última etapa da vida cuidando dos mais pobres moradores de rua na sua cidade natal, enquanto reformava e residia na antiga fortaleza da época medieval. Foi administrado por uma série de famílias importantes da região, até que em 2007 foi completamente reformado pelo seu atual proprietário, Michel Pelissie, considerado hoje um dos arquitetos mais importantes da França. Hoje a propriedade conta com 80 hectares de videiras e equipamento de vinificação comparável com a Grand Cru Classé da região. Todas as vinhas são cultivadas de forma sustentável (sem pesticidas ou produtos químicos adicionais) nos solos de cascalho branco, típicos da região.
Os vinhos da Landiras são fermentados em tanques de cimento com temperatura controlada - Os pequenos tanques permitem a vinificação de parcelas separadas e, assim, a preservação dos terroirs do castelo. Após completar o blend final, o vinho é envelhecido em barricas de carvalho francês por 12 meses.
Ano após ano, Landiras recebe alguns dos maiores prestígios da região, primeiro classificado como Cru Bourgeois na década anterior, depois com a pontuação 95 Pontos da Decanter em 2014.