CHÂTEAU PIERRE 1ER SAINT-ÉMILION GRAND CRU AOC 2019

Bordeaux, França
Bordeaux, França

CHÂTEAU PIERRE 1ER SAINT-ÉMILION GRAND CRU AOC 2019

Château Pierre 1er, vizinho do mítico Cheval Blanc, faz um dos melhores vinhos de custo qualidade da St. Émilion Grand Cru, segundo o crítico Robert Parker. Conheça esta nova safra de um grande clássico bordalês.

Selos e premiações

  • bestSellers
  • JS 95
  • S 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

180 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc
  • Merlot

Sobre o produto

O terroir elevado de Saint-Émilion, rumo ao interior da França, do lado direito do estuário e da cidade moderna de Bordeaux é privilegiado.

Das inúmeras colinas que envolvem a antiga cidade medieval, nomes como Cheval Blanc, Figeac, Le Pin, Angélus, Pavie, entre alguns poucos, formam a corte, a realeza onde reinam a Merlot e a Cabernet Franc. Hoje, esses nomes estão entre os mais caros do mundo.

Um Château vizinho destes nomes consagrados, na AOC Saint Émilion Grand Cru, a propriedade de destaque nasceu no fim do século 19, quando uma parcela do terreno norte do Cheval Blanc foi desmembrada para dar lugar ao Croix de Figeac que se tornou depois a Château Pierre 1er.

Segundo Robert Parker, “ano após ano Château Pierre 1er faz um dos melhores vinhos de custo qualidade da St. Émilion Grand Cru.”

A safra 2019 foi elaborada a partir de um corte de Merlot (80%) e Cabernet Franc (20%), envelhecido em barris de carvalho e tanques de inox por aproximadamente 12 meses, sendo 40% de primeiro uso, 40% em barricas de 1 ano e o restante em inox.

De cor púrpura profunda, com reflexos violetas, oferece um nariz elegante e muito refrescante, com pedra de cachoeira, um lado cítrico de framboesa não madura, e um delicioso toque salino.

Em boca, a maciez da Merlot de Saint-Émilion se destaca, junto ao acidez brilhante de mirtilos frescos e amoras plenas. Os taninos acariciam a boca e as bochechas com uma textura aveludada e traços de chocolate e cacau ganham destaque ao vinho evoluir em boca ao longo de 20 ou 30 segundos.

Um bebê agora, ao decantar por duas horas começou a mostrar toda sua glória e potencial de guarda. Em 3 ou 4 anos este vinho estará na janela ideal para tomar, e seguirá evoluindo por 20-25 anos na adega.

Para harmonizar, escolha pratos que tenham carne vermelha como base, como costela de boi no bafo, carnes grelhadas, foie gras e queijos curados.

95 Pontos - James Suckling

“Tanto amora e cereja preta com tons de amora e casca. Encorpado com um núcleo sólido de fruta e taninos polidos. Elegante e estruturado com polimento e foco. Um pouco de pimenta do reino moída e chocolate amargo. Precisa de tempo para amolecer. Melhor depois de 2026”.

94 Pontos - Sonoma Market

História

O histórico Château Croix Figeac, que se tornou Château Pierre 1er em 2014, é uma homenagem ao pai do proprietário, Pierre Dutruilh. Apenas o nome e o rótulo foram alterados. Graças ao meticuloso trabalho familiar, o vinho ganhou qualidade e fama.

Na antiga vila de Saint-Emilion, nos limites da área de denominação Pomerol, o Château Pierre 1er alinha 11 hectares de vinhedos em uma única área.

Na vinha o trabalho conduzido é feito manualmente, e o proprietário encoraja pequenos rendimentos para propor uma qualidade digna de um grande Saint-Émilion Grand Cru.

A vinícola conta com a consultoria de Michel Rolland, entre os 2 ou 3 winemakers mais famoso do mundo atualmente, responsável pela criação de novos modos de encarar a fermentação e amadurecimento em barricas, o que trouxe um caráter mais leve e profundo aos vinhos.

Whats App Message