MATIAS RICCITELLI OLD VINES FROM PATAGONIA MERLOT 2018

Patagônia, Argentina
Patagônia, Argentina

MATIAS RICCITELLI OLD VINES FROM PATAGONIA MERLOT 2018

Um belíssimo Merlot da Patagônia, elaborado pelo renomado enólogo Matias Riccitelli.

Selos e premiações

  • organico
  • Natural
  • GD 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.50%

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Merlot

Sobre o produto

Old Vines From Patagonia é um projeto audacioso de Matias Riccitelli para recuperar vinhedos com mais de 50 anos, e alguns centenários da zona de Rio Negro, na Patagonia.

O Riccitelli Old Vines Merlot, vem de vinhedos plantados na década de 1960 a uma altitude de 980 e 1.120 metros acima do nível do mar.

100% deste tinto estagiou em barricas usadas de carvalho francês por mais de 12 meses e entrega uma incrível complexidade. Para a elaboração deste tinto, as uvas são colhidas de maneira manual, em pequenas caixas de até 20kg, visando manter a integridade dos cachos. Apenas uma pequena parte da produção é vinificada com cachos inteiros, sem passar pela fase de desengace.

Este Merlot de vinhas velhas é fruto de vinhas de baixo rendimento mas de excelente qualidade. É complexo, encorpado e opulento. Na taça notamos uma cor vermelha vibrante com reflexos violetas. Seu bouquet aromático já se mostra complexo e elegante desde o primeiro momento, com aromas de frutas silvestres, especiarias, chocolate ao leite e baunilha.

Em boca é perfeitamente equilibrado, tem excelente estrutura e oferece sabores de tosta, ervas finas, especiarias doce, anis estrelado, tabaco e alcaçuz, com taninos aveludados e longa persistência.

Para harmonizar com ragu de cogumelos e polenta cremosa ou queijos intensos, como grana padano, parmesão ou até mesmo um queijo azul.


94 Pontos - Guia Descorchados.

História

O despojado enólogo Matias Riccitelli é, ao lado de seu pai Jorge Riccitelli, atualmente um dos maiores nomes da enologia de toda a Argentina.

Em 2009, encontrou uma antiga vinícola em Luján de Cuyo, Mendoza, e fundou a Riccitelli Wines. Ao todo, são 50 hectares divididos em três vinhedos de altitudes diferentes, que variam de 980 a 1120 metros acima do nível do mar.

O seu objetivo é expressar todo o potencial do terroir argentino produzindo vinhos “top”. Depois de lançar o seu projeto autoral, foi considerado o Melhor Enólogo do ano de 2012 pela revista norte-americana Wine Enthusiast.

Encontramos outros produtos que você pode gostar!
Whats App Message