BORGOGNO BAROLO DOCG 2019

Piemonte, Itália
Piemonte, Itália

BORGOGNO BAROLO DOCG 2019

Fruto de uma grande safra, uma versão absolutamente clássica de Barolo que levou 95 Pontos, assinada por Giacomo Borgogno & Figli, um dos maiores nomes do Piemonte!

Selos e premiações

  • JS 93
  • S 94
  • UW 95
  • WE 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

48 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Nebbiolo

Sobre o produto

Existem poucos produtores de Barolo, que independente da safra ou cuvée, chamam tanto a atenção de sommeliers e colecionadores de grandes tintos Piemonteses. O lendário Giacomo Borgogno & Figli é certamente um deles.

O primeiro produtor de Barolo, cujo Barolo foi selecionado pelo antigo Rei da Itália para ser servido no jantar de unificação do país, em 1872.

Este vinho, seu Barolo principal, nasce da união de 5 vinhedos crus em Barolo: Liste, Cannubi, Fossati, Cannubi San Lorenzo e San Pietro delle Viole.

O crítico Gary Walsh, da The WineFront, exalta a safra 2018 (“a melhor desde 2016”, ano memorável para a região) e proclama “se você deseja um Barolo clássico, então este é o vinho”. Também o avaliou com 95 merecidos Pontos.

O Giacomo Borgogno & Figli Barolo DOCG 2019, amadureceu por 48 meses (4 anos) em grandes barris de carvalho eslavos e foi refinado por 12 meses em garrafa.

Em taça, encanta com uma cor vermelho rubi com tons de granada brilhante. Oferece aromas exuberantes de rosas, hibisco, morango, cereja, hortelã, cânfora, alcaçuz, zest de laranja, especiarias.

Ao palato, é esbelto, com corpo médio a encorpado, linda acidez mineral e taninos firmes e secos. Saboroso, oferece notas de folhas de chá e frutas vermelhas silvestres ao paladar e, em seu longo final, revela o sabor ferruginoso.

Uma experiência para ser apreciada com a devida cerimônia e duas horas de decantação. Se tiver paciência, o vinho ganhará uma complexidade ainda mais extraordinária nos próximos anos. Impecável com carne de caça, cordeiro temperado com ervas finas e risoto de cogumelos.

95 Pontos - Gary Walsh - The WineFront

Um grande ano para Barolo, e se você deseja um Barolo clássico, então este é o vinho. O melhor desde 2016. Estes vinhos não parecem receber o reconhecimento que eu esperaria da maioria dos críticos internacionais, e fico um pouco perdido, sem entender o porquê. Ainda assim, neste país, pelo menos, sou o “Il Re di Barolo”, então há isso! Este vinho é proveniente de Cannubi, Cannubi San Lorenzo, Fossati, Liste e San Pietro delle Viole. Apresenta notas de morango, cereja vermelha, hortelã, cânfora e raiz de alcaçuz, rosas secas, um pouco de especiarias para assar e casca de laranja. É de corpo médio a encorpado, esbelto e fresco, com frutas vermelhas e hortelã, um toque de casca de laranja, mas com muita fragrância e energia, além de taninos secos, porém maleáveis, e notas de lixa e folha de chá. Tem um sabor suculento, mas é firme e controlado, com um caráter verdadeiramente mineral, e o final é levemente seco e longo, com muito aroma de boca, biscoito temperado e um discreto toque ferruginoso. Este é, sem dúvida, um vinho clássico, e eu acredito que envelhecerá magnificamente bem. Em resumo, este é o estilo de vinho que representa a sub-região de Barolo de forma extraordinária.

94 Pontos - Kerin O’Keefe (Wine Enthusiast)

“Polido e levemente salino, o paladar suculento oferece generosamente framboesa esmagada, cereja Morello abundante e especiarias de bolo, com taninos mastigáveis e acidez excelente, que deixa o vinho fresco e equilibrado.”

94 Pontos - Sonoma Market

93 Pontos - James Suckling

Muito primário, com aromas de hibisco, casca de laranja e morango fatiado que persistem em um corpo médio, com taninos delicados e um final firme. Está um pouco reservado agora. Feito a partir de uvas cultivadas organicamente. Experimente após 2027.

92 Pontos - Vinous

O Barolo 2019 é uma elegante oferta de nível de entrada da Borgogno. Cereja seca soce, casca de laranja, canela, incenso e anis-estrelado são lindamente desenhados no buquê expressivo e elevado. Finamente lapidado e translúcido, o sério Barolo é um deleite absoluto. Leitores que o encontrarem não devem hesitar.

História

Giacomo Borgogno & Figli é considerada uma dinastia! Um dos grandes nomes de Barolo junto com os conterrâneos Damilano, Rinaldi, Vietti e Voerzio.

A tradicionalíssima propriedade foi fundada em 1761, embora hoje a família cite 1848 como a data de seu estabelecimento oficial, coincidindo com um documento que atesta a primeira venda de um vinho Borgogno.

Responsável pelos Barolos favoritos de diversos czares da Rússia, de diversos Papas, também pelo vinho italiano mais caro já vendido em leilão (um Barolo da safra de 1886), dentro da comuna de Barolo, uma das 11 subzonas da Barolo DOCG, Borgogno reina.

Seus vinhos vêm exclusivamente de vinhedos Grand Cru, incluindo Cannubi, Liste, Fossati, Cannubi San Lorenzo e San Pietro Delle Viole são conhecidos por extrair a mais pura elegância da Nebbiolo.

Encontramos outros produtos que você pode gostar!
Whats App Message