SANTA MARGHERITA PROSECCO VALDOBBIADENE SUPERIORE DOCG
De cor amarela palha, quase branca, parece Chablis ao servir. No nariz oferece maresia e salinidade, com nuances de pêra com uma girada da taça ou outra. Em boca oferece uma acidez média, austeridade, sem doçura nenhuma, com toques de amêndoas, uma lev
Selos e premiações
- D 92
Harmonize com
- Comida Japonesa
- Peixes
- Aves
- Frutos do mar
Teor Alcoólico
11.50%Temperatura
9.00 °CUva/Corte
- Glera
Sobre o produto
Nas colinas esverdeados de Treviso, não longe de Veneza, a viticultura remonta ao império romano. Aqui, entre duas pequenas aldeias, Conegliano e Valdobbiadene, a elaboração de vinhos à base da uva Glera começou séculos atrás. Aqui nasceu aqui primeira escola de enologia da Itália, aqui nasceu o espumante italiano.
Hoje, nesta pequena parcela da região de Veneto, os melhores Proseccos são produzidos, os Valdobbiadene Superiore DOCG. Estes vinhos oferecem complexidade muito além dos Proseccos comuns, perdendo espaço somente para os raros Proseccos Riva (os crus) e o Cartizze (basicamente o Grand Cru de Prosecco).
O destaque do dia é uma amostra linda das alturas que o espumante italiano pode atingir, por um valor incrivelmente razoável (se considerar o valor médio praticado no mercado para um Valdobbiadene Superiore DOCG de produtor notável).
De cor amarela palha, quase branca, parece Chablis ao servir. No nariz oferece maresia e salinidade, com nuances de pêra com uma girada da taça ou outra. Em boca oferece uma acidez média, austeridade, sem doçura nenhuma, com toques de amêndoas, uma leve salinidade e um toque de cremosidade. A persistência é excelente, o equilíbrio também. Um vinho de finesse.
Com pouquíssima açúcar residual e uma baixa graduação alcoólica, este a harmonização perfeita para peixes delicados e ostras, para lula grelhada. Também, não podíamos pensar em um vinho melhor para servir em um casamento.
92 Pontos - Decanter - “Oferece ambição e foco, carregado com mineralidade com a vivacidade de limão e uma ótima nitidez”.
História
Santa Margherita cultiva uvas Glera deliciosas e aromáticas nas suaves colinas de Valdobbiadene, uma cidade sinônimo dos melhores Prosecco Superiore e status DOCG - a classificação mais alta possível.
Cultivadas nas colinas mais íngremes da região, com altitudes de 500 - 700 metros, as uvas são cultivadas e meticulosamente colhidas à mão e transformados em um Cuvée (vinho base) fermentados com leveduras selecionadas a temperaturas controladas com precisão, para preservar os sabores e complexidades aromáticos.
Uma vez concluída a fermentação, o vinho é amadurecido em tanques de inox por mais três meses para agregar complexidade, antes ser engarrafado.