DAGAZ TIERRAS DE PUMANQUE 2018

Valle del Colchagua, Chile
Valle del Colchagua, Chile

DAGAZ TIERRAS DE PUMANQUE 2018

Artesanal, raro e elegante, um tinto do terroir de Pumanque, na parte costeira do Valle do Colchagua. Um achado!

Selos e premiações

  • GD 96
  • TA 96

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

19 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Carmenère
  • Cabernet Sauvignon
  • Petit Verdot
  • Syrah

Sobre o produto

Artesanal, raro e elegante tinto do terroir de Pumanque, na parte costeira do Valle do Colchagua. Um delicioso achado pelas mãos de Marco Puyo, imperdível!


Localizado a 34 quilômetros do Oceano Pacífico, a altitude de 238 metros acima do nível do mar, o vinhedo Pumanque está plantado sobre solo granítico com grande presença de pedras de quartzo, profundo e permeável, que permite um excelente crescimento de suas raízes.


Nessa safra 2018, a terceira deste belíssimo tinto elaborado artesanalmente pelo enólogo Marco Puyo, está composto por um blend de 69% de Cabernet Sauvignon, 16% de Petit Verdot, 10% de Carménère e 5% Syrah, com 19 meses de amadurecimento em barricas de carvalho francês (90% usadas e 10% novas).


De profunda cor rubi, oferece aromas complexos com um intenso caráter floral, entre notas de especiarias, alcaçuz, mirtilo, açúcar mascavo, figo e nuances minerais.


No paladar é encorpado, elegante e sedoso, com taninos bem integrados e maravilhosa acidez, o que denota seu potencial de guarda. Entrega ainda um longo e delicioso final de boca com presença de amoras maduras, notas minerais e terrosas. Primoroso!


Harmoniza muito bem com carnes de caça ou suculentas carnes vermelhas grelhadas, como um bife ancho au poivre.


96 Pontos - Descorchados - O Dagaz foi o primeiro vinho da casa, e é sempre um blend que este ano inclui 69% Cabernet Sauvignon, 16% Petit Verdot, 10% Carménère e o restante Syrah. 40% estagiou em foudres, e o restante em barricas, 10% novas. O estilo segue o mesmo percurso das duas versões anteriores, embora este ano o acento possa estar mais na fruta e na tensão dos taninos, sempre pautados por uma acidez firme e suculenta. Este tinto tem bom corpo, sabores deliciosos de frutas e ervas e um final levemente floral.


96 Pontos - Tim Atkin


História


Marco Puyo, sócio fundador da Viña Dagaz, começou a explorar os diferentes "terroirs" do Valle de Colchagua em 1994. Em 2005, pesquisando entre as origens mais marcantes que conheceu, encontrou em Pumanque um terroir único.


Já no ano seguinte participou como sócio na plantação de uma vinha com 39 hectares. A partir de 2009, começou a elaborar pequenas quantidades de vinho, uma oportunidade de fazer um vinho à escala pessoal, cujo espírito era um reflexo do local.


Em 2015, juntamente com Patricio Gómez-Barris, terceira geração de uma família de corticeiros, fundaram a Viña Dagaz. O nome "Dagaz" é uma runa celta que significa "o início de um novo caminho". O primeiro vinho nasceu em 2016, um blend tinto de quatro castas: Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Carménère e Syrah.


Whats App Message