VALVIRGINIO ROSSO TOSCANO BIO IGT 2020

Toscana, Itália
Toscana, Itália

VALVIRGINIO ROSSO TOSCANO BIO IGT 2020

Um tinto Toscano 100% Sangiovese, elaborado na Colli Fiorentini DOC, de uvas orgânicas e vinificação natural. Uma bela amostra da pureza da uva mais Toscana de todas neste terroir!

Selos e premiações

  • bestSellers
  • organico
  • Natural
  • AK 91
  • LM 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.50%

Descanso

20 min

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Sangiovese

Sobre o produto

Valvirginio representa a tradição do Chianti Colli Fiorentini, uma das 8 sub-regiões da Toscana onde Chianti é elaborado. Contudo, a busca de qualidade impecável é constante. Este vinho, de produção orgânica e vinificação natural, mostra a pureza da Sangiovese neste terroir centenário.

A colheita exclusivamente manual preserva a integridade das uvas Sangiovese cultivadas nos vinhedos dos municípios Tavarnelle, Montespertoli, Casel Fioretinonas e outros. É seguida de uma vinificação cuidadosa e respeitosa das propriedades da videira, resultando em um vinho sim filtragem e finamento e sem sulfitos adicionados (apenas o sulfito resultante da fermentação do próprio vinho).

De cor rubi com notas marcadas que vão do floral ao frutado apreciável, em nossa degustação apresentou especiarias marcantes de cravo e anis, além de caramelo, balsâmico frutas pretas maduras e um leve dulçor de toffee.

Em boca, no aspecto retronasal da degustação, acompanha sabores de morangos e cerejas frescas e agradavelmente salivantes, com taninos volumosos e altamente prazerosos, nuances de chocolate meio amargo, mas com acidez baixa para um Chianti. Os sabores se manifestam com leve caramelo e balsâmico, tornando uma linda e única experiência. Muito "glu-glu" para quem gosta de usar o termo, quer dizer, vinho que pede o segundo gole.

Nossa sugestão de harmonização recai sobre pratos mais rústicos e camponeses, como um bife à rolê brasileiro, um ossobuco italiano ou um boeuf bourguignon.

94 Pontos - Luca Maroni

91 Pontos - Alykhan Karim - CEO - Sonoma Market

História

A Valvirginio integra o consórcio da Cantina Sociale Colli Fiorentini, primeira vinícola cooperativa toscana a adotar desde 2011 medidas para proteger o contexto natural e o meio ambiente do qual é parte integrante, instalando um gerador fotovoltaico com potência de 318kW.

São cerca de 350 famílias de agricultores, com centro de produção no vale banhado pelo riacho Virginio, no município de Montespertoli, na Florença, fazendo da Cantina Sociale a maior produtora de Chianti no mundo.

Com mais de 50 anos em 1,5 mil hectares, todos os vinhos – e azeites, também produzidos a partir dos olivais no terreno – são comercializados nos pontos de venda Valvirginio, responsável pela distribuição dos rótulos em toda a Toscana e na Itália, além de parcerias com exportadoras para atender a demanda internacional.

Whats App Message