ACÚSTIC CELLER NEGRE DO MONTSANT 2019

Montsant, Espanha
Montsant, Espanha

ACÚSTIC CELLER NEGRE DO MONTSANT 2019

“Unplugged”, blend tinto pura expressão de castas autóctones de Montsant, elaborado pelo enólogo Albert Jané e avaliado com 92 Pontos nesta safra. Um achado!

Selos e premiações

  • GP 92
  • WS 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • ÁrabeÁrabe

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.00%

Tempo de Barrica

10 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Cariñena
  • Garnacha

Sobre o produto

Vinhos “unplugged”, puros, únicos, sem maquiagens, de qualidade impecável pela pureza da fruta de vinhas velhas e os melhores terroirs. Este é o conceito da Acústic Celler, vinícola do inquieto e talentoso enólogo Albert Jané. Um achado!

Jane produz tintos e brancos elegantes e excelentes, surpreendentemente acessíveis dado o nível de qualidade. Hoje, os restaurantes da Espanha estão prestando atenção neles, seus vinhos já são encontrados nas cartas dos melhores.

Localizada na Catalunha, a Denominación de Origen Montsant é vizinha ao Priorato, circulando quase totalmente esta renomada região vinícola, compartilhando inúmeros fatores como o clima e as uvas. Este expressivo tinto foi elaborado a partir de vinhas com idades entre 35 e 65 anos, com as castas Cariñena, que confere cor e estrutura, e Garnacha, que aporta fruta, frescor e finesse. O vinho amadureceu por 10 meses em barricas de carvalho francês de grão fino levemente tostado.

Com profunda cor rubi, entrega nariz de framboesa fresca com boa concentração e presença de especiarias e uma sensação de poeira (no bom sentido).

Fácil de beber, traz excelente acidez e suculência, que deixam quase imperceptível seu teor alcoólico, elevando o vinho a outro patamar de leveza e com um dulçor leve e persistente.

Muito agradável, desfila na boca como uma boa música aos ouvidos. Harmoniza muito bem com boa companhia, carnes vermelhas e de caça, arroz de pato e embutidos ibéricos. Delicioso!


92 Pontos - Guia Peñín

92 Pontos - Wine & Spirits Magazine

História

Albert Jané inicia sua carreira em 1996, na propriedade familiar localizada na D.O. Penedés, na Catalunha. E depois de uma rica passagem pela região de Montsant (2004 a 2010), decide elaborar vinhos no desafiador e emblemático Priorato, onde se dedica a Ritme Celler. Paralelamente, ainda no Montsant funda a Acústic Celler, uma propriedade que busca reivindicar as raízes da viticultura local.

A filosofia é muito clara: vinhos acústicos, vinhos de videira, vinhos únicos, vinhos puros, vinhos imperfeitos, vinhos “unplugged” sem maquiagem e baseados na força e singularidade das velhas vinhas. Neste terroir, Jané conta com 54 hectares de vinhedos entre 25 e 95 anos de idade de Garnacha, Garnacha Blanca, Pansal (ou Xarel-lo), Macabeo e Carignan, espalhados em diversas áreas, como Els Guiamets, Marçà, Capçanes, La Serra d’Almos, Carnudella del Montsant e El Masroig. Os vinhedos da Acústic Celler estão em processo de conversão para a agricultura orgânica.

Whats App Message