ATTILIO GHISOLFI BAROLO BUSSIA CRU 2017

Piemonte, Itália
Piemonte, Itália

ATTILIO GHISOLFI BAROLO BUSSIA CRU 2017

Musculoso e expressivo Barolo do Cru Bussia, em Monforte d’Alba, com 95 Pontos Wine Spectator!

Selos e premiações

  • AK 94
  • JS 94
  • WE 94
  • WS 95

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

15.00%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

30 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Nebbiolo

Sobre o produto

Encorpado e complexo, esbanja o melhor do terroir do Cru de Bussia, em Monforte d’Alba!

Em seu livro “Barolo and Barbaresco” (University of California Press) a autora, e atual crítica da Wine Enthusiast, Kerin O’Keefe, diz que o produtor é “um dos tesouros de Monforte d`Alba que voa sob o radar, Ghisolfi produz vinhos de grande profundidade e elegância”.

Este tinto é uma obra-prima extraordinária da safra 2017 e é elaborado a partir de vinhas de Nebbiolo com idade média entre 20 a 40 anos. Após a fermentação com leveduras nativas, amadurece em grandes cascas de carvalho eslavo e francês por 30 meses e evoluiu em garrafa por cerca de 6 meses antes de ser comercializado.

De escura cor granada, típica dos Barolos, revela intensos aromas de morangos e cerejas maduras, com um leve toque de chantilly, envoltos em notas de pétalas de rosas secas, anis estrelado, alcatrão, chão de floresta e ervas cortadas.

Em boca uma maciez e leveza surpreendente se integram com excelente estrutura e taninos vigorosos, incrivelmente finos, da melhor qualidade. Cerejas bem maduras, realmente são a marca de Monforte, e marcam presença com nuances de geleia de morango e traços ferrosos. Tudo muito bem equilibrado! Seu final é longo e persistente.

Longevo, deve evoluir muito bem nos próximos 15 anos. Para apreciá-lo hoje, recomendamos aerar o vinho no decanter por cerca de 3 horas.

Harmoniza perfeitamente bem com ossobuco de vitela ou de cordeiro, risoto de cogumelos e com excelente companhia.

95 Pontos - Wine Spectator - Entrega aromas de rosa, cereja e alcaçuz. Brilhante e bem definido, traz notas de tabaco, feno e alcatrão. Solidamente construído, deve evoluir bem nas próximas duas décadas. Melhor de 2024 a 2043.

94 Pontos - James Suckling - Refinado com tons de frutas escuras, cítricas cristalizadas e minerais no nariz e no paladar. Tem corpo médio. É brilhante e fresco no final. Textura firme e fina de taninos.

94 Pontos - Wine Enthusiast - Aromas de cânfora se misturam com o chão da floresta, flores azuis e ervas botânicas. Elegantemente estruturado, o paladar encorpado entrega cereja Morello madura, compota de morango, anis estrelado e tabaco emoldurado em taninos firmes e finos.

94 Pontos - Alykhan Karim

História

Attilio Ghisolfi é um produtor de vinho com sede em Barolo. A propriedade foi fundada em 1988 e é especializada em uma variedade de vinhos tradicionais piemonteses feitos de Nebbiolo, Barbera e Freisa, bem como Pinot Noir.

A propriedade cultiva aproximadamente 7 hectares (17 acres) de vinhas, incluindo uma parcela em dois dos mais prestigiados crus de Barolo - a Bussia e Bricco Visette. Geralmente as vinhas são plantadas em solos de marga e calcário com uma variedade de aspectos e exposições diferentes. As vinhas são cultivadas com fertilizantes orgânicos e os tratamentos químicos são reduzidos ao mínimo.

O vinho Bricco Visette é um Barolo clássico produzido a partir das uvas Nebbiolo cultivadas na Bricco Visette àrea da Bussia Cru, em Monforte d'Alba. O Barolo Riserva é o ápice da coleção de Attilio Ghisolfi e, como tal, só é produzido em anos excelentes.

Com o objetivo de obter uma produção o mais ecologicamente possível, são efetuados nos vinhedos os tratamentos adequados com produtos à base de cobre e sulfato de menor impacto ambiental. Para manter a flora bacteriana do solo, apenas adubos de origem orgânica são usados e as ervas daninhas são mantidas sob controle por meios mecânicos, sem o uso de herbicidas químicos.

Attilio Ghisolfi também produz Barbera d'Alba e Langhe Nebbiolo, bem como um espumante Método Clássico Extra Brut e uma grappa.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message