CHÂTEAU DE CAMENSAC GRAND CRU CLASSÈ 2020

Bordeaux, França
Bordeaux, França

CHÂTEAU DE CAMENSAC GRAND CRU CLASSÈ 2020

Fruto de uma safra estelar, este 94 Pts Grand Cru Classé é parte da elite bordalesa e merece lugar cativo na sua adega. Conheça!

Selos e premiações

  • AD 94
  • JS 94
  • V 92
  • WE 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.50%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Sauvignon
  • Merlot

Sobre o produto

A safra de 2020 em Bordeaux foi estelar! O terceiro do “trio sagrado” do final da última década, os vinhos da 2020 mostram tanta fruta madura quanto estrutura e boa acidez, permitindo longa evolução na guarda.

Este Grand Cru Classé é uma bela representação da qualidade - e longevidade - encontrada nos vinhos bordaleses deste ano. Um blend de 60% de Cabernet Sauvignon e 40% de Merlot que permaneceu por 18 meses em barricas de carvalho francês antes de ser engarrafado.

De profunda cor rubi, oferece aromas frescos, levemente concentrados, com uma fina profundidade e uma boa definição. Revela notas de frutas vermelhas e pretas em abundância, como amoras, framboesas e cassis associadas a toques de cereja bem madura, morango, toques florais de lírio, noz-moscada e tosta.

Em boca é frutado e oferece boa mineralidade, com nuances picantes e um toque discreto de especiarias doces. Tem acidez abundante e taninos macios e bem estruturados, com tons de cacau e chocolate amargo e espresso.

Este vinho ainda está jovem e precisa ser deixado no decanter por mais ou menos 2 horas antes de ser apreciado. E para os mais pacientes, seguirá evoluindo na guarda pelos próximos 30 anos.


94 Pontos - Revista Adega

“Grand Cru Classé em 1855, tem vinhedos com 60% de Cabernet Sauvignon e 40% de Merlot. Um Haut-Médoc situado na fronteira com Saint-Julien. Nariz encantador com musgo e cereja. Boca poderosa e elegante em taninos, fruta e acidez. Muito mineral. Merece anos de garrafa para domar os taninos, num estilo Bordeaux clássico dos anos 1980/1990 e não dos 2000”.

94 Pontos - James Suckling

“Muitas amoras e mirtilos com pedra quebrada e cogumelos secos. Encorpado e poderoso, com um final longo e bem persistente.“”.

92 Pontos - Wine Enthusiast

“Amostra da barrica. Taninos densos e sabores de chocolate preto já destacam a textura do vinho. Isso ocorre às custas de parte do frutado que deveria estar em segundo plano. Isso sugere que ele se desenvolverá com um núcleo seco que precisará amolecer”.

92 Pontos - Antonio Galloni (Vinous)

História

Château de Camensac é uma propriedade vinícola do século XVI, em Bordeaux, na região de Haut-Médoc, logo após a fronteira de Saint-Julien. Camensac foi classificada como 5? Grand Cru Classé na classificação de Napoleão em 1855.

Na tradição clássica de Bordeaux, o portfólio da propriedade possui dois vinhos: o homônimo Château Camensac e um segundo vinho, La Closerie de Camensac.

A propriedade tem cerca de 70 hectares de vinhas com Cabernet Sauvignon e Merlot plantadas. Os vinhedos são, em grande parte, contínuos; a linha férrea divide os blocos principais dos lotes "Lagrange", adjacentes ao Château Lagrange em Saint-Julien. Os solos são predominantemente de cascalho (com uma zona de cascalho arenoso) e plantados com Cabernet Sauvignon; áreas de argila calcária ao redor das fronteiras da propriedade são onde a maioria dos blocos de Merlot estão situados.

O Château de Camensac foi adquirido em 2005 pela família Merlaut (conhecidos negociantes de Bordeaux que também possuem os châteaux Chasse-Spleen e Gruaud-Larose). Anteriormente, havia pertencido à família Forner, de Rioja, famosa pelo Marqués de Cáceres.

Whats App Message