CHÂTEAU GRAND-PUY-LACOSTE LACOSTE BORIE 2019

Bordeaux, França
Bordeaux, França

CHÂTEAU GRAND-PUY-LACOSTE LACOSTE BORIE 2019

Charmoso e elegante tinto de Pauillac, “Second Vin” do emblemático Grand Cru Classé Château Grand-Puy-Lacoste. Imperdível!

Selos e premiações

  • V 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.50%

Tempo de Barrica

16 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc
  • Cabernet Sauvignon
  • Merlot

Sobre o produto

Lacoste Borie é o “Second Vin” do emblemático Grand Cru Classé Château Grand-Puy-Lacoste, na appellation de Pauillac, venerado terroir por vinhos de exuberante estrutura, poder e longevidade.

Música para os ouvidos dos exigentes apreciadores de Bordeaux, a expressão “Second Vin” é usada para se referir ao segundo vinho da propriedade, geralmente elaborado a partir das mesmas uvas do grande ícone, que oferece uma autêntica e incrível experiência quanto ao savoir faire do produtor e expressão da região, podendo ser apreciado antes dos 10 anos de guarda, sem custar os quatro dígitos de seu irmão mais velho, às vezes por 1/3 ou até 1/4 do valor.

Da excelente safra 2019, este tinto foi elaborado a partir de um blend de Cabernet Sauvignon (62%), Merlot (29%) e Cabernet Franc (9%), com longo período de maceração de 3 semanas e amadurecimento em barricas de carvalho francês (45% novas) por 16 meses.

De intensa e brilhante cor rubi, oferece ao olfato cereja preta, amoras, ameixa e cassis. Agrega ao perfil aromático um lado de tosta de madeira, cacau e café. No início, lembra o aroma do filtro após passar um café coado fresquinho, mas que vai mudando para toques florais de violeta, lavanda e alfazema, com a oxigenação do girar da taça.

Em boca, confirma as frutas, couro e madeira presente, grafite, defumado, com uma entrada seca. De sabores de especiarias (como chimichurri, pimenta-preta, cravo e anis), apresenta taninos macios, corpo médio e acidez deliciosa. Seu final é longo e volumoso, com toques de chocolate.

Pronto para ser apreciado hoje ou nos próximos 5-10 anos.

Harmoniza perfeitamente com excelente companhia, carnes de caça e vermelhas grelhadas e risoto de cogumelos.

93 Pontos - Neal Martin (Vinous)

O Lacoste-Borie 2019 tem um buquê realmente lindo com amora e framboesa recém colhida, enquanto sutis aromas florais emergem com o tempo. O carvalho está perfeitamente integrado aqui. O paladar é de corpo médio, com taninos macios e acidez bem avaliada. Notas de grafite revelam suas origens Pauillac no final. Este é um Lacoste-Borie bem elaborado, acessível, mas com qualidades para envelhecer. Muito bom.

História

A história de Grand-Puy-Lacoste é fascinante em muitos aspectos. É uma saga familiar que remonta ao século XVI. O nome Grand-Puy, já citado em documentos da Idade Média, vem do antigo termo "puy" que significa "outeiro de pequena altura". Fiel ao seu nome, a vinha assenta em afloramentos com um terroir semelhante ao dos primeiros cultivos do Médoc. Desde o século XVI a propriedade foi transmitida de geração em geração em linha direta através do casamento até 1978, quando se uniu à família Borie.

Whats App Message