CHÂTEAU PAVIE 1ER GRAND CRU CLASSÉ A SAINT-ÉMILION 2019
Selos e premiações
- JD 99
- JS 98
- RP 100
- WS 97
Harmonize com
- Carnes
- Vegetarianos
Teor Alcoólico
14.00%Descanso
120 minTemperatura
18.00 °CUva/Corte
- Cabernet Franc
- Cabernet Sauvignon
- Merlot
Sobre o produto
Entre as mais de mil propriedades de Saint-Émilion, o emblemático Château Pavie está no patamar mais elevado da região, ostentando a classificação de Premier Grand Cru Classé “A”.
A última revisão, em 2022, promoveu o Château Figeac a esta posição - hoje, os dois únicos chateaux com a esta classificação em Saint-Émilion, já que seus antigos ocupantes, Château Ausone, Cheval Blanc e Angelus não se submeteram a última avaliação por não concordarem com o método de análise.
Com vinhedos venerados desde o Império Romano, a imponência do Château Pavie advém do seu excepcional terroir de calcário, argila e areno-argilo, com mais de 80 metros de desnível, oferecendo uma multiplicidade de micro-terroir, com predominante exposição ao Sul, onde o castas típicas da margem direita - especialmente a Merlot - atingem a perfeita maturidade.
Fruto da excelente safra 2019, que vem ampliando seu reconhecimento pelo mercado, já que suas provas foram muito limitadas devido a pandemia de Covid-19 a partir de 2020, este blend de 50% de Merlot, 32% de Cabernet Franc e 18% de Cabernet Sauvignon expressa impecável tipicidade, com exuberância da fruta, taninos de excepcional qualidade e uma complexa densidade no palato.
Encorpado, refinado e longevo, um Pavie que seguirá evoluindo plenamente até 2040-2050. Uma preciosa jóia para a adega e os horizontes dos enófilos mais exigentes. Um privilégio!
97-100 Pontos - Robert Parker - O Pavie 2019 é um blend de 50% Merlot, 32% Cabernet Franc e 18% Cabernet Sauvignon, colhido de 30 de setembro a 11 de outubro. A produtividade neste ano foi de 35 hectolitros por hectare, e o álcool chegou a 14,73%, enquanto o pH foi de 3,55 (incrivelmente baixo!). De cor púrpura granada muito profunda, o nariz abre com uma variedade sedutora de aromas de terra e frutas negras entrelaçadas: ameixas assadas, conservas de cereja preta, solo cultivado, trufas negras, casca de árvore musgosa e amoras com nuances de pimenta da Jamaica, óleo de cravo, café expresso e peito de cedro. Encorpado, densamente embalado e com uma estrutura sólida como rocha, as camadas de sabor restritas estão apenas esperando para explodir; é emoldurado por taninos firmes, primorosamente maduros e arredondados e pelo frescor característico deste vinhedo, terminando com comprimento e profundidade épicos. Tremendo, com poder latente e brilhando com um caleidoscópio de sabores elétricos, isso só poderia ser Pavie.
99 Pontos - Jeb Dunnuck - O Château Pavie 2019 é outra beleza que oferece mais densidade e sensualidade do que qualquer outro vinho da safra, mas ainda é uma expressão desnecessariamente contida deste terroir, que é a moda em Bordeaux atualmente. Com base em 50% de Merlot, 32% de Cabernet Franc e 18% de Cabernet Sauvignon, amadureceu em 80% de carvalho francês novo. Apresenta tonalidade púrpura profunda, com um grande buquê de cerejas pretas maduras, groselhas escuras, folha de tabaco, violetas e grafite, com uma bela sensação de mineralidade e salinidade no paladar. Encorpado, concentrado e poderoso, tem bastante carvalho de fundo, um palato médio profundo e em camadas, taninos fantásticos e um ótimo final. Ele mostra o estilo mais discreto e elegante do vintage, mas ainda é puro Pavie. Esconda as garrafas por 5 a 7 anos e aproveite os 30 anos seguintes.
98 Pontos - James Suckling - Muita amora e carne grelhada com terra e especiarias. Alguns tons esfumaçados também. Groselhas. Complexo. Encorpado com taninos redondos e suculentos, mas tornam-se extremamente finos e muito lineares e duram minutos. Grande comprimento. Um blend de 50% merlot, 32% cabernet franc e 18% cabernet sauvignon. Experimente depois de 2027, mas já é uma alegria beber.
97 Pontos - Wine Spectator
História
Estabelecida na esplêndida “Côte Pavie”, a vinha do Château Pavie foi plantada pelo romano no século IV, que primeiro viu o incrível potencial deste terroir.
A história da propriedade remonta a meados do século XIX. A partir de 1998 contou com uma fabulosa evolução sob o comando de Gérard Perse, um bilionário parisiense apaixonado por vinhos que já tinha adquirido o Château Monbousquet (1993) e o Château Pavie-Decesse (1997). Além de uma profunda modernização dos equipamentos, renovação da adega e sistema de irrigação, Perse ainda trouxe o famoso consultor Michel Rolland.
Em 2022, após a revisão da classificação dos vinhos de Saint-Émilion, que ocorre a cada dez anos, o Château Pavie renovou sua classificação Premier Grand Cru Classé “A”, que representa o ápice da região.