ERA DOS VENTOS TREBBIANO ON THE ROCK 2021

Serra Gaúcha, Brasil
Serra Gaúcha, Brasil

ERA DOS VENTOS TREBBIANO ON THE ROCK 2021

Aromático e delicioso, um vinho laranja de minúscula produção, elaborado pela Era dos Ventos, produtor “cult” do Vale dos Vinhedos. Imperdível!

Selos e premiações

  • Natural
  • AD 91
  • GD 91

Harmonize com

  • PeixesPeixes
  • VegetarianosVegetarianos
  • ÁrabeÁrabe

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

11.00%

Descanso

30 min

Temperatura

12.00 °C

Uva/Corte

  • Trebbiano

Sobre o produto

Um vinho laranja de uva Trebbiano elaborado com a maestria e paixão da Era dos Ventos.

Proveniente dos Caminhos de Pedra, a maceração aberta por 10 dias em lagar de basalto (rocha-mãe da Serra Gaúcha) resgata as origens dos primeiros imigrantes italianos na região.

A fermentação é espontânea, sem qualquer aditivo enológico e cerca de 30% do vinho amadurece em barricas de carvalho francês por 10 meses e ao final não é filtrado. Minúscula produção, apenas 800 garrafas!

De coloração levemente turva, devido ao seu processo de vinificação (característica dos vinhos naturebas), expressa lindos aromas de frutas amarelas, casca de laranja e notas minerais. Em boca instiga os sentidos com delicioso frescor, equilíbrio e baixo teor alcoólico (11,8%). Delicioso!

Combina muito bem com jantar a dois em uma noite de verão, boa conversa, tilápia grelhada na manteiga ou um ceviche.

91 Pontos - Guia Descorchados

Para este Trebbiano, a Era dos Ventos seleciona vinhas com cerca de 40 anos na região da Linha Palmeiro, na Serra Gaúcha. Fermentado em lagar de pedra (daí o nome) e macerado com as películas durante pouco mais de duas semanas, é uma laranjeira clássica, rica em aromas a compotas e especiarias. O paladar é rústico, rico em taninos selvagens, predominando os sabores cristalizados.


91 Pontos - Revista Adega

Mais uma ótima safra desse branco no estilo laranja, mostra frutas brancas e de caroço, especiarias, ervas e toques terrosos. No palato, destaca-se pela vivacidade e textura, além da acidez vibrante e do final longo e profundo.

História

Fruto de uma paixão e do sonho de resgatar o que os fundadores Luís Henrique e Talise Zanini chamam de “a alma do vinho”.
Ao casal, uniu-se o amigo Alvaro Escher e como artesãos consolidaram a Era dos Ventos como uma pièce de résistance frente ao desafio da globalização do vinho.
Por meio de métodos ancestrais e da valorização de uvas quase extintas, foi a pioneira na produção destes vinhos no Brasil.
O vinho laranja é feito com uvas brancas maceradas com as cascas, ao contrário dos vinhos brancos tradicionais cujas peles são retiradas antes da fermentação. Esta forma de elaboração confere aos vinhos maior estrutura, taninos e a cor característica, graças ao contato com as cascas. Os vinhos obtidos das castas Peverella e Trebbiano são elaborados neste método.

Whats App Message