HERDADE DO ESPORÃO COLHEITA TINTO 2022
Um clássico da Esporão, de agricultura orgânica, elaborado pelo premiado David Baverstock, eleito duas vezes pela Revista dos Vinhos como Melhor Enólogo de Portugal.
Selos e premiações
Harmonize com
- Carnes
- Aves
- Queijos
Teor Alcoólico
14.00%Temperatura
16.00 °CUva/Corte
- Alfrocheiro
- Alicante Bouschet
- Tinta Miúda
- Cabernet Sauvignon
- Syrah
- Touriga Nacional
- Trincadeira
Sobre o produto
A Herdade do Esporão foi criada pela família Roquette nos anos de 1980, e as primeiras vinhas foram cultivadas em torno da Torre do Esporão ou Solar da Herdade do Esporão.
A Torre é o que restou de uma fortificação datada de 1267 e existe integralmente intacta até hoje, em Évora.
A viticultura segue as práticas agrícolas de Produção Integrada, ou seja, a racionalização dos recursos naturais e utilização dos mecanismos de regulação natural tornam a agricultura sustentável e fazem render frutos de maior qualidade.
O enólogo australiano David Baverstock está no comando da enologia e foi eleito enólogo do ano pela Revista dos Vinhos de Portugal, duas vezes.
A safra 2022 no Alentejo registrou um ano sexo, com uma primavera de temperaturas amenas e pouca precipitação. Isso levou ao abrolhamento precoce das vinhas, similar ao ano anterior. As temperaturas elevadas do verão contribuíram para uma vindima complexa, com maturações distantes entre as castas.
Uma combinação de Trincadeira, Alfrocheiro, Touriga Nacional, Syrah, Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet e Tinta Miúda, de vinhas de 15 anos. O vinho passou por breve estágio de 4 meses em cubas de betão.
O resultado foi muito bonito, preservando muitas das principais nuances do rótulo, como seu aspecto límpido de cor rubi e os aromas de frutas vermelhas frescas, abraçados por notas florais.
Em boca é fresco e direto, muito bem equilibrado, com uma textura elegante, na qual predominam notas de cereja e outros frutos vermelhos. Por trás, há um tanino vívido, que confere rusticidade, mas logo convida a um final fresco e refinado.
Um vinho que pode acompanhar bem desde uma pizza a pratos árabes ou apenas servir de companhia a um fondue.
História
A Herdade do Esporão estará para sempre na história dos vinhos portugueses por seu trabalho inovador e desbravador na região do Alentejo. A família Roquette foi pioneira na produção de vinhos alentejanos para exportação, com a Herdade do Esporão.
Nos últimos anos se instalaram no Minho, região do Vinho Verde, mas seu maior sucesso fora do Alentejo, sem dúvidas é a Quinta do Crasto, no Douro, uma das referências na produção de vinhos modernos e à frente da renovação das práticas enológicas na região.