IL MOLINO DI GRACE CHIANTI CLASSICO 2018
Chianti Classico de safra 5 estrelas, por produtor TOP 50 do Mundo e fruto de um dos 10 melhores vinhedos de toda a DOCG. Conheça!
Selos e premiações
- D 90
- JS 92
Harmonize com
- Carnes
- Massas
- Árabe
Teor Alcoólico
13.50%Descanso
30 minTemperatura
18.00 °CUva/Corte
- Sangiovese
Sobre o produto
Quase nenhuma propriedade mostra a finesse e tipicidade que o Chianti Clássico pode oferecer quanto o Il Molino di Grace, tanto que foi considerada entre as “Melhores 50 Vinícolas do Mundo” em 2015 pela revista Wine & Spirits.
A safra de 2018 na DOCG Chianti Classico foi, junto com a de 2016, considerada pelos produtores da região como uma das melhores safras dos últimos 5 anos.
As chuvas da primavera levaram as uvas a um amadurecimento mais lento e a colheita foi realizada um pouco depois do normal; o resultado foram vinhos encantadores, de fruta plena, e, dentre os melhores, com excelente capacidade de envelhecimento em guarda.
Este vinho, <b>fruto de um dos 10 melhores vinhedos de Chianti Classico</b>, é a prova da excelência do seu terroir!
Em taça, possui cor rubi intensa com reflexos violeta. Oferece um intenso bouquet aromático, recheado de frutas silvestres, ameixas maduras, com um toque de mentol e nuances de cogumelo porcini e terra molhada.
Em boca, apresenta uma estrutura mais harmônica e um tanto quanto sutil do que a safra anterior, sem comprometer em nada a qualidade e o sabor do vinho, que é jovem, carregado de frescor, delicado e tem acidez vivaz, que indica que o vinho ainda seguirá evoluindo na adega pelos próximos 5 anos. Tem taninos firmes e um final de boca com um toque de amargor.
Uma linda experiência agora, mas certamente vai melhorar na adega. Super gastronômico, pode acompanhar até carnes fortes, mas não muito condimentadas como um cordeiro assado.
92 Pontos - James Suckling - “Um tinto firme e picante com caráter de ameixa e casca de laranja. Corpo médio com taninos firmes e médios. Fruta doce no final. De uvas cultivadas organicamente. Beba agora.”.
90 Pontos – Decanter - “ É atraentemente perfumado com frutas silvestres, hortelã de inverno e porcini fraco. Jovem e gracioso no paladar, seu aperto delicado e acidez suculenta se sustentarão nos próximos quatro a cinco anos. Termina com um agradável amargor.
História
Entre colinas repletas de pinhas e vinhas, numa altitude de 450 metros acima do nível do mar, Il Molino di Grace é uma das vinícolas mais elevadas da região de Chianti Classico.
O solo rochoso, com sua composição única de marga e calcário que oferecem excelente mineralidade e boa drenagem, junto ao microclima único, se provaram ideais para a Sangiovese, a única uva plantada. São dias longos e bem quentes e noites que duram pouco, mas que balanceiam o calor com muito frescor.
O nome “molino” vem do moinho de vento que existe desde o século 19 na fazenda, que há mais de 350 anos é local para plantação de frutas. As uvas sempre estiveram lá, mas só em 1995 começaram a se tornar um vinho próprio (as vinhas, porém, são as mesmas antigas, o que é ótimo para a qualidade de um vinho).
O produtor, Frank Grace, desde 1999, se dedicou ao cultivo orgânico. Hoje seus vinhos são entre os melhores considerados da Toscana.