IL MOLINO DI GRACE IL VOLANO 2019

Toscana, Itália
Toscana, Itália

IL MOLINO DI GRACE IL VOLANO 2019

Il Volano é um grande Toscano com 91 Pontos da Wine Spectator, produzido na região de Chianti Classico por um produtor considerado Top 50 do Mundo

Selos e premiações

  • bestSellers
  • organico
  • WS 91

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • PeixesPeixes
  • VegetarianosVegetarianos
  • PizzasPizzas
  • AvesAves

Avise-me

Teor Alcoólico

13.00%

Descanso

30 min

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Merlot
  • Sangiovese

Sobre o produto

A vinícola Il Molino de Grace é uma das nossas favoritas na Toscana. Mas ela não é só bem vista pelo nosso time de Sommeliers, já foi eleita Top 50 produtores do mundo pela revista Wine and Spirits.

Il Volano faz referência ao moinho de vento que está instalado na frente dos vinhedos, que ficam nas colinas acima de Lucarelli, um dos terrenos mais elevados da região de Chianti Clássico, com um solo primoroso para a clássica Sangiovese.

A safra 2019 foi elaborada a partir de um corte composto por 80% Sangiovese e 20% Merlot, fruto de uma safra que já se mostra extremamente promissora para a região.

Neste ano os vinhos oferecem um belo equilíbrio entre acidez, taninos e textura, além de uma interessantíssima complexidade aromática e de sabores.

A produção é orgânica e a colheita é manual. Aconteceu entre fim de setembro e começo de outubro, seguia por 20 dias de maceração das uvas a uma temperatura entre 28-30ºC, o que já indica que o produtor estava buscando uma expressão mais frutada e menos austera deste tinto.

Após 1 ano de amadurecimento em tanques de aço inox e 2 anos em garrafa, o que permitiu o vinho ganhar harmonia e complexidade, se mostra extremamente expressivo. Não deixa passar despercebido qual é o seu blend. Da Sangiovese, traz traços de ferro, terra e um toque mais rústico. Da Merlot, vemos a forte identidade de frutas negras bem maduras, com toques de ervas frescas e um fundinho mentolado que lembra muito eucalipto. Suculento, com excelente acidez e corpo médio, uma bela porta de entrada ao trabalho de um dos produtores mais importantes da região de Chianti Clássico.

Gostamos de harmonizar com pizza margherita, risoto de legumes, pastas ao molho de tomate fresco ou grelhados com molho vinagrete.

91 Pontos - Wine Spectator - “Os sabores de cereja preta escura, amora, ameixa, eucalipto, terra e ferro são abraçados por taninos carnudos neste tinto, que se juntam no final persistente. Sangiovese e Merlot. Melhor de 2023 a 2030”.

História

Entre colinas repletas de pinhas e vinhas, numa altitude de 450 metros acima do nível do mar, Il Molino di Grace é uma das vinícolas mais elevadas da região de Chianti Classico, perto da vilaregio de Panzano, que produz Sangiovese desde a época do império romano.

O solo rochoso, com sua composição única de marga e calcário que oferecem excelente mineralidade e boa drenagem, junto ao microclima único, se provaram ideais para a Sangiovese, também Merlot e Cabernet Sauvignon. São dias longos e bem quentes e noites que duram pouco, mas que balanceiam o calor com muito frescor.

O nome “molino” vem do moinho de vento que existe desde o século 19 na fazenda, que há mais de 350 anos é local para plantação de frutas. As uvas sempre estiveram lá, mas só em 1995 começaram a se tornar um vinho próprio (as vinhas, porém, são as mesmas antigas, o que é ótimo para a qualidade de um vinho).

O produtor, Frank Grace, desde 1999, se dedicou ao cultivo orgânico. Hoje estes vinhos estão considerados entre os melhores da Toscana: em toda lista das melhores propriedades da Chianti Classico, a Il Molino di Grace figura nos Top 5.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message