LIONEL FAURY CÔTE-RÔTIE REVINISCENCE AOP 2019

Rhône, França
Rhône, França

LIONEL FAURY CÔTE-RÔTIE REVINISCENCE AOP 2019

Raridade no Brasil, este prestigioso e elegante Côte-Rotie, foi elaborado artesanalmente por Lyonel Faury e arrancou altíssimas pontuações da crítica internacional.

Selos e premiações

  • AK 95
  • D 94
  • RP 95
  • V 95
  • WS 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • ÁrabeÁrabe
  • AvesAves

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Syrah
  • Viognier

Sobre o produto

As íngremes encostas ao norte do Rhône guardam AOCs de prestígio mundial.

Plantadas inicialmente pelos romanos, a mais de 2 milênios atrás, a região é onde a uva Syrah atinge seu ápice. Os vinhos são famosos, requisitados, e pouco disponíveis: apenas 15% da produção inteira do Rhône vem do norte, inclusive alguns dos vinhos mais valiosos do país, os de Hermitage e Côte-Rotie.

Cote Rotie é uma das mais íngremes colinas da França. Suas encostas são divididas em dois grupos principais, Côte Brune e Côte Blonde.

Ambas geram vinhos distintos entre si, em razão da sua composição geológica e de um nível de complexidade difícil de imaginar.

De 100% de uvas de 3 parcelas dentro da Côte-Brune, o Reviniscence foi feito artesanalmente por por Lionel Faury, único produtor do norte do Rhône representado pelo mítico importador Kermit Lynch, creditado a trazer o vinho francês ao mercado norte americano nos anos 70’s.

4ª geração de viticultores no terroir herdado por seu bisavô, a filosofia do Domaine Faury é de aproveitar ao máximo o pleno amadurecimento da fruta permitida por suas vinhas, estrategicamente localizadas em algumas das colinas mais valiosas do norte do Rhône, com ampla exposição solar, junto com uma mínima intervenção enológica e uma clara aversão ao carvalho novo. Embora todos os vinhos sejam envelhecidos em madeira, ele opta por formatos maiores, como demi-muids e foudres e sempre carvalho de segundo ou terceiro uso.

Os resultados estão na garrafa, cada ano melhor.

De cor rubi profunda, entrega um bouquet perfumado aos sentidos, com notas de violeta, framboesa, fruta preta, nuances minerais e de especiarias e um toque de azeitona.

Ao palato, entrega fruta preta elegante e suculenta, como mirtilos e amoras, com notas terrosas e picantes, envoltas em taninos aveludados e um final longo e persistente. Este é o resultado dos solos xistosos da Côte, bem como de um toque de Viognier (10%), que é co-plantada e co-fermentada com a Syrah (90%).

Harmoniza impecavelmente com vitela caipira, magret de pato, tábua de charcutaria e a tradicional ribs on the barbie australiana.

95 Pontos - Robert Parker - Um blend de três parcelas de Côte Brune, o Cote Rotie 2019 de Faury é excepcional. Inclui cerca de 7% de Viognier e oferece aromas sedutores de frutas de caroço apimentadas, framboesas e cerejas. Médio a encorpado, é sedoso e suculento, com um final elegante, persistente e levemente floral.

95 Pontos - Vinous - “Altamente perfumado, rico e energético, com um final enfático…taninos finos, uma persistência impressionante, cheia de nuances florais, especiarias exóticas…”

95 Pontos - Alykhan Karim

94 Pontos - Wine & Spiritis

94 Pontos - Decanter

93 Pontos - Wine Spectator

História

Ao longo do íngreme e estreito vale que acompanha o norte do Rhône, a Domaine Faury é um dos produtores mais artesanais da região. Voando sob o radar, seus tintos e brancos das AOCs Côte-Rotie, Condrieu e Saint-Joseph (denominações de grande prestígio na França e no mundo) conquistam admiradores ano após ano.

Fundada em 1979, por Philippe Faury, após quase três décadas de cultivo e comercialização local de pêssegos, cerejas e uvas, iniciada por Jean Faury nos anos 1950, a domaine expandiu suas propriedades para mais de onze hectares e também suas vendas para uma base de clientes internacionais.

Lionel Faury assumiu a regência em 2006, ampliando os horizontes da domaine com paixão e muito talento.

Hoje é uma das estrelas do Rhône representado pelo Kermit Lynch, considerado o melhor importador de vinhos franceses para os EUA.

Whats App Message