MIGUEL TORRES 01 LOS INQUIETOS 2019

Valle del Maule, Chile
Valle del Maule, Chile

MIGUEL TORRES 01 LOS INQUIETOS 2019

Côt (Malbec), Cabernet Sauvignon, Carménère e Cinsault de vinhas plantas em 1945, que aventura da inquieta e genial Miguel Torres. Um achado!

Selos e premiações

  • AD 94
  • D 95

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos

Avise-me

Teor Alcoólico

13.50%

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Carmenère
  • Cabernet Sauvignon
  • Cinsault
  • Malbec

Sobre o produto

Envolvente, complexo e pleno de vivacidade, fruto de vinhas velhas de 1945, resultado de uma fabulosa aventura da inquieta e genial Miguel Torres. Um achado!


“Los Inquietos 01” é o primeiro vinho de uma aventura da renomada vinícola Miguel Torres em demonstrar uma excepcional qualidade e personalidade de vinhos irrepetíveis.


Este belíssimo blend é composto majoritariamente pela variedade Côt (Malbec), com pequenas parcelas de Cabernet Sauvignon, Carménère e Cinsault. Todas as variedades provenientes de vinhedos antigos plantados em 1945 no Valle de Maule.


Com leveduras nativas, a fermentação maloláctica ocorreu em carvalho francês. Com posterior estágio de 18 meses compartilhado em cerca de 69% fudres austríacos de segundo uso e 31% em barricas de carvalho francês de mais de cinco usos.


Um tinto que conquista os sentidos com intensos e complexos aromas de frutas vermelhas e pretas, como cassis e ameixas, com notas de ervas e um sutil mentol.


Em boca se revela muito elegante e harmonioso, com incrível vivacidade e estrutura tânica. Um brinde ao frescor e à inquietude! Delicioso!


Harmoniza com excelente companhia, carnes vermelhas grelhadas, carnes de caça e risoto de funghi.


95 Pontos - Descorchados - Este 01 vem de uma vinha velha plantada em 1945, na margem sul do Rio Mataquito, no Vale do Maule. Como todos os vinhedos velhos, há uma mistura de variedades, mas principalmente é um malbec que tem uma personalidade muito especial, principalmente quando é colhido precocemente (como é o caso) e oferece toda aquela gama floral deliciosa, acompanhada de muitas frutas vermelhas que inundam a boca com sua suculência. É um vinho fresco, com acidez intensa e acentuada, taninos firmes. 70% do vinho é envelhecido em foudres por cerca de 18 meses, enquanto o restante foi envelhecido em barricas de madeira usadas pelo mesmo período. A madeira, em todo caso, não é sentida aqui. É a fruta que predomina, do nariz à boca.


94 Pontos - Revista Adega - Tinto composto majoritariamente a partir de uvas Malbec acrescidas de pequenas partes de Cabernet Sauvignon, Carménère, Cinsault, entre outras, advindas todas do vinhedo Limávida, plantado em 1945. Todas as variedades são colhidas simultaneamente e co-fermentadas sem leveduras adicionadas, com estágio de 18 meses, sendo 61% em foudres de carvalho alemão e 39% em barricas usadas de carvalho francês. Impressiona pela qualidade e nitidez de fruta negra de perfil mais fresco, lembrando ameixas e cassis, tudo apoiado por taninos densos e finos e vibrante acidez. Tem final suculento e persistente, com toques de ervas, de violetas, de especiarias e de amoras.

História

Com uma história enraizada na cultura vinícola da Espanha, Miguel Torres chegou ao Valle de Curicó em 1979. Além de encontrar excelentes condições climatéricas no Chile, a família comprometeu-se a inovar na elaboração de vinhos, incorporando tanques de inox e barricas de carvalho francês.


Hoje a empresa também aposta na viticultura orgânica e se consolidou nos últimos 30 anos como uma das principais produtoras de vinhos de alta qualidade por meio da identidade de seus produtos, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social. Atualmente a Miguel Torres está presente em mais de 100 países.


Whats App Message