MOLINO SANT'ANTIMO PAOLUS BRUNELLO DI MONTALCINO DOCG 2017

Toscana, Itália
Toscana, Itália

MOLINO SANT'ANTIMO PAOLUS BRUNELLO DI MONTALCINO DOCG 2017

94 Pontos Brunello di Montalcino do precioso terroir de Castelnuovo dell’Abate, uma das mais preciosas sub-regiões da DOCG.

Selos e premiações

  • JS 94
  • S 93
  • WE 91

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

180 min

Tempo de Barrica

36 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Sangiovese Grosso

Sobre o produto

Este Brunello di Montalcino foi elaborado a partir de uvas cultivadas a 500 metros acima do nível do mar, protegido dos ventos quentes que vem do sul do país pelo Monte Amiata e abençoado por uma alta exposição solar, em Castelnuovo dell’Abate, ao sul da denominação.

Castelnuovo dell’Abate é considerada a melhor das 5 sub-zonas no sul da DOCG, famosa por vinhos que carregam uma impressão única de fruta abundante, estrutura e longevidade.

Este Brunello di Montalcino representa a expressão máxima dos vinhos da Molino di Sant'Antimo. É feito a partir de uma cuidadosa seleção manual das uvas Sangiovese, seguido pelo longo estágio de 36 meses em barricas de carvalho com capacidade de 60 Hl.

A safra 2017 foi intensa e muito quente e seca, o que resultou em vinhos concentrados, com uma alta intensidade de sabores e aromas, maior estrutura e taninos bem pronunciados. Apesar disso, as intervenções feitas na vinha também proporcionaram uma excelente acidez, que aporta frescor em meio à suculência e opulência da fruta.

O resultado é um vinho de cor vermelho-granada de intensidade média, com intrigantes aromas que vão de cerejas maduras a violetas, com nuances terrosas, de cogumelos, e especiarias doces.

Em boca, é profundo e concentrado, com notas volumosas de frutas silvestres, toques de couro, charuto e tosta, com nuances de ervas frescas. Tem corpo cheio, com acidez que indica sua longevidade e taninos pronunciados, muito elegantes.

Sugerimos decantá-lo por, pelo menos, 2 horas para degustá-lo agora.

Harmoniza muito bem com excelente companhia, costela bovina no bafo, carré de cordeiro com crosta de pistache e risoto de shitake.

94 Pontos - James Suckling - “Um 2017 firme, de taninos muito finos, que mostra comprimento e finesse. É de corpo médio a encorpado com sabores de frutas vermelhas e cogumelos. Precisa de tempo para amaciar, mas muito bem elaborado! Beba depois de 2023”.

93 Pontos - Sonoma Market

91 Pontos - Wine Enthusiast

História

No início dos anos 1980, Carlo Vittori, um enólogo conhecido e experiente, comprou seu primeiro pedaço de terra ao sul de Montalcino. Ao longo da última década, foi aumentando o território da sua família até chegar em cerca de 30 hectares, metade cultivada com azeitonas e vinhas, perto da aldeia de Castelnuovo dell'Abate.

Uma sub-região da DOCG Brunello di Montalcino particularmente prestigiada. O verão em Castelnuovo é muitas vezes longo e a proteção de ventos quentes é oferecido pelo Monte Amiata. O solo de cascalho e argila (semelhante ao do Médoc) é excelente para produção de Brunello e também algumas castas francesas, como a Cabernet Sauvignon e a Merlot.

Hoje a propriedade é conhecida tanto por seu Brunello quanto por seus outros vinhos feitos de uvas que não são nativas da Itália.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message