MONTEPELOSO A QUO 2021

Toscana, Itália
Toscana, Itália

MONTEPELOSO A QUO 2021

Um Super Toscano que é uma excelente porta de entrada para os cobiçados vinhos da Maremma e da Montepeloso, com 93 Pontos em James Suckling

Selos e premiações

  • bestSellers
  • JS 93
  • RP 92
  • V 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Montepulciano
  • Alicante
  • Marselan
  • Cabernet Sauvignon
  • Sangiovese

Sobre o produto

Os vinhos de Maremma, na Costa Toscana, são conhecidos mundialmente, mas geralmente é a sub-região de Bolgheri que vem à mente. Terroir de icônes como Sassicaia, Ornellaia, e muitos dos outros grandes “supertoscanos”.

Porém, Maremma vai muito além de Bolgheri!

Hoje, muitos dos melhores produtores estão localizados 15 minutos ao sul, na região de Suvereto. Com 300 metros de altitude, lá as vinhas recebem ventos frescos, equilibrando a concentração com boa acidez e mais frescor do que em Bolgheri.

O mítico Tua Rita está nessa região. Ao seu lado, um conterrâneo que já atingiu o mesmo ápice, a Montepeloso, do renomado enólogo Fabio Chiaretto.

Reconhecida internacionalmente por seus expressivos blends das uvas internacionais e ancestrais, compartilham elegância, suculência e impecável estrutura.

Segundo o Gambero Rosso, guia mais importante da Itália, “Montepeloso tem conquistado um nível de sucesso e renome no mundo de vinho em tão pouco tempo que fica difícil de entender… até degustar os vinhos.”

A safra de 2021 foi boa em termos de qualidade e quantidade. O blend é composto principalmente com Sangiovese e Cabernet Sauvignon (70% da composição) e porcentagens menores de Malvasia Nera, Montepulciano, Marselan e Alicante Bouschet, com estágio de 12 meses em barricas de carvalho.

Esse mix o torna extremamente complexo, mas equilibrado. De cor vermelho mais suave do que nas safras anteriores, com reflexos violetas profundos, no nariz se mostra carnudo, levando a aromas de embutidos, carne grelhada, especiarias doces, alcaçuz e cereja. Após decantação, entrega sangue e ferro.

Em boca apresenta um perfil mais sério, carregado de frescor, com corpo médio para cheio e um tom lácteo. A acidez longeva e os taninos presentes, mas bastante macios, se abrem mais após o decanter.

Harmoniza muito bem com cortes de carnes nobres, como filet-mignon ou pratos vegetarianos mais carnudos, como um escondidinho de cogumelos.


93 Pontos - James Suckling

“Um vermelho firme e sedoso com caráter de amora e mirtilo com algumas notas de creme. Corpo médio com taninos polidos e final fresco. Provocante e refinado no final. Beba ou guarde”

92 Pontos - The Wine Advocate

“O A Quo 2021 oferece fragrâncias intensas que vão de amora a rosa escuro – como uma daquelas flores roxas profundas que você pode ver em uma floricultura especializada. É densamente texturizado com uma estrutura sólida. A Quo é um vinho de relação qualidade x preço excepcional, com 73.000 garrafas no mercado”

92 Pontos - Vinous

“O A Quo 2021 é uma fabulosa introdução a este estilo de vinhos. Brilhante, instigante e vibrante, a safra de 2021 oferece um estimulante mix de frutas vermelhas, toranja, pétalas de rosa, mentol e canela. O Montepeloso de entrada é um campeão.”

História

O enólogo suíço-italiano Fabio Chiarelotto, proprietário e fundador da Montepeloso, admite que é “fácil de produzir vinhos concentrados em um clima tão quente… mas é muito mais difícil conseguir elegância e finesse”.

Para aproveitar ao máximo o potencial do terroir, ele revisou os vinhedos em 1997 - reconversão, poda e até mesmo reforma de muitas videiras. Na adega, ele faz macerações relativamente curtas, utiliza somente leveduras naturais durante a fermentação e oferece vinhos não filtrados.

Os vinhos do Chiaretto são raridades, pouco disponíveis, encontrados hoje somente nas lojas boutiques de Suíça, Alemanha, Londres e Nova York. Agora, pela Sonoma, também no Brasil

Whats App Message